É Possível Engravidar com Endometriose?

endometrioseAntes de entender o que é a Endometriose, seus sintomas e tratamentos, é importante saber o que é o endométrio. O endométrio é um tecido que tem como função acolher e nutrir o embrião nos primeiros meses da gravidez, viabilizando, sobretudo, a implantação e desenvolvimento inicial do óvulo fecundado. Quando não há fecundação, o endométrio descama, fenômeno este conhecido como menstruação. Após a menstruação, o tecido reinicia o seu crescimento, para voltar a descamar novamente no próximo ciclo menstrual.

Segundo o ginecologista e especialista em Reprodução Humana da Criogênesis, Dr. Renato de Oliveira, algumas células desse tecido, muitas vezes, se implantam em outros órgãos como, ovários, peritônio, tubas uterina, intestinos, bexiga e, até mesmo, no próprio útero, dentro do músculo. “Quando isso acontece, dá-se o nome de endometriose, ou seja, o endométrio localizado fora do seu lugar habitual. Além disso, deve-se ressaltar que o diagnóstico é cirúrgico e permite, além da confirmação da doença, classificação e a possibilidade de tratamento”, explica.

A doença pode acometer mulheres desde a primeira menstruação até a última, sendo a dismenorréia – as temidas cólicas menstruais – o principal sintoma. As cólicas, muitas vezes, intensas, incapacitam as mulheres de exercerem suas atividades habituais e a dor pode ainda manifestar-se durante a relação sexual. “Além desses sintomas, as mulheres podem apresentar dificuldades para engravidar e ter alterações urinárias ou intestinais durante a menstruação. Nos casos mais avançados, a dor pode ocorrer também fora do período menstrual”, esclarece Dr. Renato.

Uma das principais preocupações das mulheres diagnosticadas com endometriose é a impossibilidade de ter filhos. Segundo o especialista, a doença pode afetar as chances de engravidar. “A relação da endometriose e a infertilidade varia de acordo com a idade da paciente e o grau de avanço da enfermidade. Depois dos 35 anos, a fertilidade da mulher tende a diminuir naturalmente e, se ela for diagnosticada com endometriose, a concepção pode ocorrer com uma dificuldade um pouco maior”, alerta.

Se a mulher com endometriose deseja engravidar, é indispensável que procure um especialista sobre as possibilidades e os tratamentos adequados. Os métodos de reprodução assistida, por exemplo, são alternativas para a conquista da gravidez tão desejada. “No caso da inseminação intrauterina, a estimulação ovariana pode corrigir a disfunção ovulatória proveniente da endometriose, facilitando a formação do embrião. Já a Fertilização in vitro (FIV) é uma técnica na qual o encontro dos gametas femininos e masculinos ocorre fora do organismo, ou seja, no laboratório. Neste procedimento, há uma possibilidade de formação de um maior número de embriões, além de independer de um acometimento das tubas uterinas pela endometriose. Consequentemente, há uma maior chance de alcançar a tão desejada gravidez”, finaliza o médico.

Vida Equilíbrio

Vida Equilíbrio

Quando em excesso, qualquer coisa faz mal. Por isso sempre dizemos que equilíbrio é a palavra chave. Nós, do Vida Equilíbrio, queremos informar a melhor maneira de atingir o equilíbrio entre corpo, mente e alma. Dicas de saúde e bem-estar estão aqui para te ajudar a levar uma vida mais equilibrada e feliz.

Leave a Comment