Especialista alerta para cuidado com os olhos durante as festas juninas

A temporada de festas juninas está aberta e incluem, além das comidas e bebidas típicas, fogueiras e fogos de artifício. No entanto, brincar com fogo exige cuidados a fim de evitar acidentes graves, não só com queimaduras no corpo, mas também na região dos olhos.

Durante esses eventos a exposição dos olhos é indiscriminada e, às vezes, as cinzas ou fagulhas são tão pequenas que não é possível perceber que podem entrar nos olhos e causar alguns danos à visão. A irritação por causa da fumaça pode desenvolver uma conjuntivite, que não é contagiosa, mas requer alguns cuidados. Em casos mais graves, pode ocorrer queimadura solar e ceratite (inflamação da córnea).
Segundo o oftalmologista Leonardo Marculino, a prevenção é o melhor remédio. “O ideal é evitar ficar muito próximo às fogueiras, também não pode olhar diretamente durante um longo tempo para o fogo. A exposição sozinha pode causar uma irritação leve, que costuma passar em questão de horas”, afirma.
Caso algum resíduo entre nos olhos, a dica é lavar imediatamente com água corrente e fazer uma compressa de água fria. Depois procurar um oftalmologista, que fará uma avaliação completa para determinar a gravidade do problema.
Assim como na pele do corpo, uma queimadura na região dos olhos pode ser grave ou não. “Geralmente, são situações reversíveis. Uma queimadura leve, por exemplo, pode ser tratada tranquilamente, sem prejudicar a visão do paciente”, ressalta Marculino.
Por isso, quem não quiser perder os festejos deve ficar sempre atento aos cuidados simples que podem garantir uma festa junina tranquila e cheia de diversão.

Redação Vida Equilíbrio

 

 

Vida Equilíbrio

Vida Equilíbrio

Quando em excesso, qualquer coisa faz mal. Por isso sempre dizemos que equilíbrio é a palavra chave. Nós, do Vida Equilíbrio, queremos informar a melhor maneira de atingir o equilíbrio entre corpo, mente e alma. Dicas de saúde e bem-estar estão aqui para te ajudar a levar uma vida mais equilibrada e feliz.

Leave a Comment