Fatores ambientais interferem na fertilidade masculina

casal grávido

Foto: Corbis

Entre 8 e 15% dos homens em idade reprodutiva procuram atendimento médico por dificuldades na obtenção de gravidez após um ano de tentativa, sem uso de anticoncepção. Em um expressivo contingente de indivíduos, não se reconhece especificamente a etiologia da sua sub-infertilidade ou infertilidade. Há indícios de que muitos homens portadores de infertilidade o sejam em decorrência do estilo de vida e ou devido a fatores ambientais, através dos quais o ser humano é exposto a gonadotoxinas que comprometem sua fertilidade, aumentando o abortamento espontâneo precoce e possivelmente produzindo alteração na prole.

O impacto das gonadotoxinas tem sido tópico de interesse e preocupação mundiais desde que o ser humano está exposto a um considerável número de substâncias químicas contaminantes do meio ambiente, sem poder evitá-las, pois as mesmas estão presentes no ar, água e alimentos in natura ou industrializados.

Aproximadamente 80 mil novos compostos químicos foram introduzidos nos últimos cem anos e somente 145 foram rigorosamente averiguados no que tange aos possíveis efeitos deletérios sobre a saúde reprodutiva do homem. O aumento da infertilidade masculina, durante a segunda metade do último século, possivelmente decorra dos poluentes ambientais atingindo indivíduos mais suscetíveis.

São exemplos desses poluentes: metais pesados, solventes comumente usados em pinturas e lavanderia de tecido “a seco”, éter glicol, etileno glicol e pesticidas. Algumas das alterações produzidas por substâncias tóxicas ainda carecem de esclarecimento fisiopatológico. Entretanto, está claro que alteram o DNA, modificam o eixo hipotálamo-hipofisário-gonadal e elevam os níveis de espécies reativas de oxigênio, acarretando infertilidade.

A comunidade científica necessita de marcadores mais precisos para mensurar o impacto das substâncias tóxicas no ejaculado. O resgate e preservação da fertilidade masculinas obviamente passam pela prevenção, evitando ou protegendo-se de ambientes ou substâncias tóxicas: o uso de indumentária adequada por indivíduos expostos, tais como pilotos da aviação agrícola, trabalhadores da indústria, armazenadores e transportadores de produtos químicos tóxicos; proteção da saúde, evitando tornar-se suscetível praticando exercício físico, evitando álcool, cocaína, maconha, crack, obesidade, esteróides anabolizantes, etc.

Vida Equilíbrio

Vida Equilíbrio

Quando em excesso, qualquer coisa faz mal. Por isso sempre dizemos que equilíbrio é a palavra chave. Nós, do Vida Equilíbrio, queremos informar a melhor maneira de atingir o equilíbrio entre corpo, mente e alma. Dicas de saúde e bem-estar estão aqui para te ajudar a levar uma vida mais equilibrada e feliz.

Leave a Comment