Gengivite infantil é um desafio para os pais

escova de dentes

Foto: Corbis

A doença periodontal, conhecida como gengivite, causada pela má higiene oral, não atinge apenas adultos. Cada vez mais ela passa a fazer parte do universo infantil, principalmente, por conta da negligência com a escovação dos dentes, o que é comum entre as crianças. É aí que entra o papel dos pais, com auxílio profissional, para evitar a gengivite infantil, muito freqüente na dentição mista, a partir dos sete anos de idade.

Originada pelo acúmulo de restos alimentares ao redor dos dentes, criando a conhecida placa bacteriana, a gengivite é recorrente da má higienização, que faz com este placa cause a inflamação da gengiva. “A associação da escovação, uso de fio dental e enxaguantes bucais, essenciais para combater os germes e bactérias que se alojam no interior da boca, além de visitas periódicas ao dentista, evitam a doença. Embora seja bacteriana, não é transmissível, mas ocorre com mais freqüência do que se pode imaginar na infância”, explica a Dra. Renata Cavassa.

“Uma boa escovação é a melhor maneira de prevenção, por isso é tão importante o papel dos pais como os primeiros orientadores e motivadores da higiene oral correta para que se evite o acúmulo de sujeiras e que a doença se instale”, lembra a dentista.

A ida de crianças ao consultório odontológico também precisa ser tornar um hábito, diz Renata: “Infelizmente os pais ainda demoram a levar seus filhos para uma primeira consulta, o que deve acontecer antes mesmo do primeiro ano de vida, para que recebam as orientações básicas para a higiene bucal dos bebês. Como conseqüência, ao longo da infância, muitos pais não percebem quando suas crianças estão adquirindo a gengivite e quando buscam pelo profissional a doença já se instalou”, alerta Renata.

“Os pais devem prestar atenção na escovação e ficar atentos para os sintomas: sinais como vermelhidão, inchaço e sangramento. Caso isso ocorra, os pais devem imediatamente levar seu filho ao dentista para que possam ser orientados em relação à higiene oral e iniciar o tratamento com profilaxias profissionais (limpeza). A gengivite tem cura, porém, pode ser recorrente”, completa a Dra. Renata Cavassa.

Vida Equilíbrio

Vida Equilíbrio

Quando em excesso, qualquer coisa faz mal. Por isso sempre dizemos que equilíbrio é a palavra chave. Nós, do Vida Equilíbrio, queremos informar a melhor maneira de atingir o equilíbrio entre corpo, mente e alma. Dicas de saúde e bem-estar estão aqui para te ajudar a levar uma vida mais equilibrada e feliz.

Leave a Comment