Gestante deve consumir chocolate com moderação

chocolate

Foto: SXC

A chegada da Páscoa é uma tentação para os chocólatras. Chocolates de todos os tipos chamam a atenção nas prateleiras dos supermercados e despertam o “desejo” das gestantes pela iguaria. É nesse momento que se deve redobrar os cuidados. A grande oferta do produto pode aguçar o impulso pelo consumo exagerado e, no caso das gestantes, até mesmo contribuir para o desenvolvimento do diabetes gestacional.

O consumo excessivo de glicose associado à predisposição genética da gestante, além do aumento de peso característico desse período, pode resultar em alteração das taxas de açúcar (glicose) no sangue, ou seja, intolerância aos carboidratos de graus variados de intensidade. Segundo a Fernanda Uliana Pulzi, endocrinologista do Hospital e Maternidade Santa Joana, uma forma de evitar a doença é não abusar dos chocolates. “O ideal é consumir, no máximo, porções de até 20 ou 30 gramas por dia, mas não diariamente. O chocolate meio amargo com 70% cacau é o mais indicado por apresentar propriedades antioxidantes benéficas à gestante”, explica a profissional.

A endocrinologista alerta ainda que as grávidas não precisam passar vontade. “Desde que seja mantida uma dieta equilibrada composta por frutas, legumes coloridos, entre outros, os chocolates podem ser consumidos em quantidades aceitáveis”, diz Dra. Fernanda. Outra dica da especialista é não armazenar chocolates em casa. “A ansiedade de algumas gestantes pode impulsionar um consumo maior de doces. Por isso, a dispensa de casa não deve conter variações do produto”, completa.

Vida Equilíbrio

Vida Equilíbrio

Quando em excesso, qualquer coisa faz mal. Por isso sempre dizemos que equilíbrio é a palavra chave. Nós, do Vida Equilíbrio, queremos informar a melhor maneira de atingir o equilíbrio entre corpo, mente e alma. Dicas de saúde e bem-estar estão aqui para te ajudar a levar uma vida mais equilibrada e feliz.

Leave a Comment