Infecção erisipela é mais comum em diabéticos

47b

As frieiras (micoses entre os dedos dos pés) são a porta de entrada mais comum para uma bactéria que causa a erisipela – um tipo de infecção na pele que atinge a camada de gordura das células. Ferimentos e picadas de insetos nos pés e pernas também podem facilitar que essa bactéria entre no organismo e seja propagada pelo sistema linfático.

Embora a doença possa acometer qualquer pessoa, é mais comum em diabéticos, pessoas com obesidade e quem têm problemas de circulação. A erisipela aparece com mais frequência nas pernas, mas também pode se manifestar em outros locais no corpo e no rosto. “A pele costuma apresentar vermelhidão, dor, inchaço, bolhas ou feridas. Em casos mais graves, pode necrosar a pele”, explica o enfermeiro especialista em feridas da Membracel, Antonio Rangel.  Além disso, sintomas comuns a outros tipos de infecção podem indicar a doença: febre, calafrio, mal-estar e náuseas.

Os diabéticos são um grupo de risco, pois podem perder parte da sensibilidade dos pés, o que faz com que fiquem mais suscetíveis a ferimentos e infecções. “Por isso, devem manter uma rotina de exame nos pés em busca de bolhas, micoses ou feridas, ao menos uma vez por semana. Se necessário, devem pedir ajuda a uma terceira pessoa”, aconselha Rangel.

Tratamento e prevenção

Nos casos em que a pessoa busca ajuda de um profissional da saúde especializado e recebe tratamento assim que percebe os primeiros sinais, o risco de complicações é baixo. Entretanto, com o tempo, a erisipela pode progredir para abcessos, feridas superficiais ou profundas e trombose nas veias. “A recorrência de infecções pode, ainda tonar-se uma condição crônica e resultar em uma complicação crônica conhecida como linfedema que se caracteriza pelo aumento do volume e do peso do membro afetado, limitando suas funções ”.

Entre os tratamentos estão o uso de antibióticos específicos para eliminar a bactéria, a indicação de repouso com pernas elevadas para reduzir o inchaço, além da limpeza e tratamento das lesões e feridas. “Curativos especiais, como a membrana regeneradora Membracel, atuam como um substituto temporário da pele, favorecendo rápida cicatrização quando há feridas ou ulcerações. Dessa forma, previne complicações e melhorando a qualidade de vida”, acrescenta Rangel.

A erisipela pode ser prevenida com cuidados simples, como higiene entre os dedos dos pés, mantendo-os sempre limpos e secos. “Movimentar-se constantemente e usar meia elástica podem ajudar a evitar o inchaço. Aconselha-se também repouso com as pernas elevadas sempre que possível”, diz Rangel.

Vida Equilíbrio

Vida Equilíbrio

Quando em excesso, qualquer coisa faz mal. Por isso sempre dizemos que equilíbrio é a palavra chave. Nós, do Vida Equilíbrio, queremos informar a melhor maneira de atingir o equilíbrio entre corpo, mente e alma. Dicas de saúde e bem-estar estão aqui para te ajudar a levar uma vida mais equilibrada e feliz.

Leave a Comment