Inverno aumenta a incidência de doenças respiratórias agudas

gripada

Foto: Corbis

No inverno, estação mais fria do ano, acontece um aumento considerável na incidência de doenças respiratórias, como por exemplo a pneumonia. De acordo com o pneumologista Dr. Alex Macedo, esse aumento é de 30%, sendo a mudança de temperatura uma das principais causas. No entanto, o especialista destaca que prevenir é simples, mesmo para aqueles que já possuem alguma doença respiratória crônica.

A pneumonia é uma doença infecciosa que provoca inflamação dos pulmões, prejudicando o funcionamento dos alvéolos, onde ocorre a troca gasosa. Isso acontece porque os alvéolos se enchem de muco e outros líquidos. A doença pode ter três causas: infecção viral (causada pelo vírus da gripe), infecção bacteriana (sendo a bactéria Pneumococo a principal causadora da infecção respiratória em adultos) ou infecção por fungos. Estes micro-organismos superam as defesas naturais do corpo e invadem o pulmão, causando assim infecção e inflamação pulmonar.

Apesar de se tratar de uma doença que afeta mais frequentemente pessoas acima de 65 anos, a pneumonia pode afetar também crianças, jovens e adultos saudáveis. Por isso, todos devem ficar alerta e recorrer ao médico ao sentir os primeiros sintomas, que são: febre alta, secreção amarelada, dor no tórax, respiração ofegante e indisposição geral.

“O estilo de vida dos moradores dos grandes centros urbanos também é um importante fator que interfere na saúde respiratória”, ressalta Dr. Alex Macedo. As pessoas tendem a fazer programas, principalmente no inverno, que propiciam a aglomeração, como ir a cinemas, restaurantes e teatros. “Nas grandes cidades, ainda existe a poluição potencializada pelo fenômeno da inversão térmica, que se torna um agente importante e muito prejudicial à saúde respiratória”, explica o médico.

De acordo com o especialista, o tratamento deve ser iniciado assim que identificada a pneumonia. Uma das opções é a administração do antibiótico moxifloxacino, que deve ser utilizado somente sob orientação médica. “Das pessoas diagnosticadas com a doença, 80% conseguem realizar o tratamento em casa, enquanto as 20% restantes precisam de internação”, revela Dr. Alex Macedo.

Como prevenir a pneumonia:

  • Mantenha as mãos sempre higienizadas.
  • Evite locais aglomerados.
  • Busque uma rotina saudável, visando a qualidade de vida.
  • Evite o cigarro, que é mais um fator de risco para desenvolver a pneumonia.
  • Procure um médico assim que sentir algum dos sintomas citados acima.
Vida Equilíbrio

Vida Equilíbrio

Quando em excesso, qualquer coisa faz mal. Por isso sempre dizemos que equilíbrio é a palavra chave. Nós, do Vida Equilíbrio, queremos informar a melhor maneira de atingir o equilíbrio entre corpo, mente e alma. Dicas de saúde e bem-estar estão aqui para te ajudar a levar uma vida mais equilibrada e feliz.

Leave a Comment