Local de trabalho também é lugar de aprender

Não que frequentar uma escola ou mesmo um curso superior não seja necessário, nem pense nisso! Mas a prática tem demonstrado que existe um hiato, uma lacuna entre o que é ensinado nas escolas e universidades, e as habilidades que estão sendo exigidas no mundo do trabalho, que não são poucas.

Há algum tempo tive a oportunidade de participar de uma conferência internacional, cujo tema em inglês era “Learning at work” (“Aprendizagem no trabalho”).  O conferencista mostrou dados assustadores, mas importantes, como a falta de motivação de jovens trabalhadores em frequentarem cursos superiores. Estes eram unânimes em dizer que o que se aprendia na universidade não se aplicava diretamente na prática. Questão esta que será, ainda, muito debatida.

Pois bem, acho que o primeiro passo é entender melhor o conceito do termo conhecimento e como adquiri-lo. Vale a pena lembrar que no dicionário Aurélio, o significado se estende ao ato ou efeito de conhecer, ideia, noção. Informação, notícia, ciência. Prática da vida; experiência. Discernimento, critério, apreciação. Consciência de si mesmo. Pessoa com quem travamos relações. Quanta coisa, não é?

Assim, ao contrário do que uma grande parcela da população pensa, para se ter conhecimento sobre alguma coisa não é preciso ter alguém ensinando. Não que seja uma inverdade. Esta situação é mais cômoda, porém, todos temos condição de aprender sozinhos: observando, perguntando, pesquisando e lendo. O conhecimento não é desenvolvido apenas entre quatro paredes, com giz e lousa. Ele se dá também por meio de relações socioculturais, que podem variar do âmbito acadêmico, através das relações que estabelecemos com aquilo que nos é transmitido de forma mais técnica e específica.

Legal, mas como podemos aprender no trabalho? Primeiro temos que tentar entender algumas relações que mantemos com ele diariamente: relações de processo do trabalho, ações localizadas dentro do trabalho e as que acontecem fora dele. Você, neste momento, deve estar me detestando, mas vou ser mais simples. Nos processos de trabalho estão embutidas as relações de trabalhar em equipe, enfrentar papéis e tarefas difíceis, experimentar, resolver problemas, atender clientes. Nas relações com as ações do dia-a-dia, estão inseridas habilidades de formular perguntas, obter informações, localizar pessoas, escutar, refletir, aprender com os erros, dar e receber feedback (retorno). E nas relações externas ao trabalho, estudo independente, congressos, supervisão, cursos e outros. Lembrem-se, mais uma vez, que não estou tratando da aprendizagem de conhecimento específico, mas sim de habilidades desejadas pelos patrões, e as empresas.

Vamos fazer um exercício? Feche os olhos e pense exatamente em tudo que você realizou durante seu expediente. Não coloque de lado as coisas ruins, o cliente mal-educado, o chefe grosseiro, tudo isto faz parte. Agora pense: de que forma você respondeu a tudo? E se tivesse que fazer de novo, de que forma você agiria? Com certeza novos caminhos serão abertos, novas soluções para velhos problemas aparecerão. Parabéns! Você acaba de adquirir conhecimento sobre você mesmo, suas possibilidades, seu talento. Por fim, aproveite para fazer de cada momento um eterno aprendizado, isto lhe remeterá ao crescimento profissional. Mas não se esqueça que uma formação de nível superior é fundamental para a sua carreira.

 

Fonte: Corbis

 

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Redação Vida Equilíbrio

Vida Equilíbrio

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