Luta contra o câncer infantojuvenil é tema de campanha

crianças

Foto: Corbis

O dia 27 de novembro é marcado pelo combate ao câncer no Brasil e no mundo. Durante o ano de 2010, o Instituto Paulista de Cancerologia – IPC atuou com ênfase na prevenção do Câncer Infantojuvenil ao coordenar a campanha Educar para Prevenir.

A iniciativa contou com o apoio do Instituto Maurício de Sousa que contribuiu com ilustrações da Turma da Mônica para a cartilha preventiva. Além disso, a campanha realizou palestras educativas em escolas e um concurso de desenho, com o tema “Cuide Da Sua Saúde”. Ao total 13.500 crianças foram impactadas com a ação, o que gera um efeito multiplicador.

“É preciso informar a sociedade sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil”, comenta a hematologista Rachel Breviglieri, diretora do IPC Mogi e presidente do CECAN.

Segundo o INCA (Instituto Nacional do Câncer), no ano de 2010 devem ocorrer 375 mil novos casos de câncer. Destes, 9 mil ocorrerão em crianças e adolescentes até os 18 anos. O câncer infantojuvenil deve ser abordado separadamente do câncer do adulto, pois apresenta diferenças no comportamento clínico, na origem e no local. Os tipos de câncer mais frequentes nesta faixa etária são as leucemias e os linfomas.

“Cerca de 70% das crianças e adolescentes com câncer podem ser curados. Para alguns casos específicos, este índice pode chegar a 90%. Os resultados só não são melhores porque alguns casos não são diagnosticados precocemente”, informa o oncologista pediátrico do IPC Mogi, Roberto Augusto Plaza Teixeira.

É possível que os pais observem alguns sintomas, como: dor nas juntas, sangramentos em geral (principalmente nas gengivas), perda de equilíbrio da criança, pupila branca (o chamado olho de gato), e ainda caroços, ínguas ou aumento de volume na barriga ou em músculos, principalmente os que não doem normalmente. O informativo do CECAN contem todas essas informações.

O Cecan realiza o encerramento da Campanha de Prevenção do Câncer Infantojuvenil “Educar para Prevenir”, no próximo dia 21 de novembro (domingo), com uma minicaminhada recheada de atrações.

O evento será realizado das 9h às 12h, no Parque Centenário da Imigração Japonesa (av. Francisco Rodrigues Filho, s/nº – César de Souza – Mogi das Cruzes), com entrada gratuita e distribuição de 1.300 kits oferecidos pelo Instituto Mauricio de Sousa.

Serviço
Encerramento da Campanha “Educar para Prevenir”
Parque Centenário da Imigração Japonesa
Av. Francisco Rodrigues Filho, s/nº – César de Souza, Mogi das Cruzes

Programa

  • Minicaminhada com distribuição de kits “Turma da Mônica” para as primeiras 1.300 pessoas
  • Apresentação: Banda de Percussão Infantil Prof. Mário Portes
  • Premiação do Concurso de desenho infantil com o Tema: “Cuide da sua saúde”
  • Espetáculo de Teatro: Três Porquinhos – Grupo Furunfunfum
Vida Equilíbrio

Vida Equilíbrio

Quando em excesso, qualquer coisa faz mal. Por isso sempre dizemos que equilíbrio é a palavra chave. Nós, do Vida Equilíbrio, queremos informar a melhor maneira de atingir o equilíbrio entre corpo, mente e alma. Dicas de saúde e bem-estar estão aqui para te ajudar a levar uma vida mais equilibrada e feliz.

Leave a Comment