Mitos e verdades sobre o clareamento dental

53aO clareamento dental é uma das alternativas de tratamento odontológico mais procurado por pessoas que querem obter um belo sorriso, eliminando assim o sorriso amarelado e demonstrando dessa forma uma aparência mais jovem e saudável.

Antes de se submeter ao clareamento, é necessário que o paciente passe por uma análise com um profissional e faça um exame completo da boca para que possa observar se há algum problema, como cáries e gengivites. Na presença de tais problemas, esses terão que ser tratados, e caso a dentição esteja saudável o clareamento pode ser realizado. Mas vale lembrar que restaurações, próteses e coroas não serão clareados durante o processo, mas poderão ser trocados no término do mesmo.

Esse é um tipo de tratamento pode ser recomendado para boa parte dos pacientes que estão insatisfeitos com a coloração dos dentes. Presenças de manchas podem ser retiradas apenas com profilaxia, já que cada paciente responde diferentemente ao tratamento, apresentando dessa forma um resultado bem subjetivo, dependendo da resposta biológica de cada organismo.

O clareamento é contraindicado para mulheres grávidas e lactantes. Na literatura científica não há relato que o clareamento possa causar algum problema para o bebê, porém recomenda-se aguardar essa fase e iniciar o tratamento com segurança. O método também não é indicado para quem sofre de retrações gengivais causando muitas sensibilidades.

Na verdade todos os tipos de clareamento seguem o mesmo princípio: a ação de um gel (perioxido de hidrogênio ou carbamida, em diferentes concentrações que libera oxigênio que penetra através do esmalte e reage quimicamente com as moléculas dos pigmentos transformando as em moléculas menores a serem removidas). Tanto o esmalte quanto a dentina permanecem intactos, portanto não há enfraquecimento dos dentes. O tratamento com a moldeira costuma durar semanas, é feito em casa antes de dormir. Quem tem pressa pode optar pelo laser usado nos consultórios. O laser tem o poder de acelerar a ação do peróxido.

O clareamento dental pode ser feito no consultório com gel de maior concentração e com efeito mais rápido, ou com a orientação de um profissional pode ser feito em casa pelo paciente com a utilização de gel 5% a 20%, com moldeiras de silicone. Atualmente, a associação dessas técnicas é amplamente utilizada com 2 a 4 sessões no consultório e a utilização delas em casa todas as noites de 15 a 30 dias, dependendo da concentração do gel e da resposta do paciente.

A sensibilidade muitas vezes apresentada pelo paciente durante o tratamento não é diretamente responsabilizada pelo gel que não desgasta e nem torna fraco os dentes e sim pela presença de trincas nas superfícies e exposição da raiz. Cremes dentais abrasivos chamados branqueadores devem ser evitados, pois só eliminam manchas e não possuem substâncias ativas para clarear os dentes. Alguns alimentos ácidos como frutas cítricas, causam ainda mais sensibilidade. Pigmentos que causam manchas e alteram a cor dos dentes devem ser evitados durante o tratamento, ou seja, evitar beber café, chá, chimarrão, vinho tinto, refrigerantes, molhos vermelhos, chocolates, e alimentos que são ricos em corantes. O tabagismo também deve ser evitado. Quanto maior controle de hábitos e da ingestão dessas bebidas e alimentos, maior será a durabilidade do tratamento.

Dentro das maiores dúvidas e medos que esse tipo de tratamento pode ocasionar o fato de que os peróxidos podem ser potencializadores de tumores é o que mais gera questionamentos. Nas concentrações utilizadas na área odontológica, abaixo de 35%, não há nenhum risco, verdadeiramente. Só em concentrações superiores a 50% e mesmo assim teria que ter contatos com tecidos moles ou mucosas o que realmente não acontece segundo as recomendações técnicas.

Seguramente o clareamento dental quando bem indicado e orientado por profissionais qualificados, pode proporcionar resultado extremamente satisfatórios a população que procura esse tipo de tratamento, contribuindo para que os pacientes voltem a ter um sorriso branco e saudável, melhorando assim a estética e a autoestima.

Vida Equilíbrio

Vida Equilíbrio

Quando em excesso, qualquer coisa faz mal. Por isso sempre dizemos que equilíbrio é a palavra chave. Nós, do Vida Equilíbrio, queremos informar a melhor maneira de atingir o equilíbrio entre corpo, mente e alma. Dicas de saúde e bem-estar estão aqui para te ajudar a levar uma vida mais equilibrada e feliz.

Leave a Comment