Mitos e Verdades sobre o Implante Dentário

Implante dentário era uma realidade longínqua na vida dos brasileiros, tanto pelo custo quando pelo medo. Hoje, com as novas tecnologias e o custo mais acessível, o número de implantes no Brasil deu um salto de 10 mil cirurgias anuais para 200 mil, segundo dados do setor. Esse crescimento se deve à segurança e conforto que um implante oferece em relação à prótese dentária removível, a dentadura. O Dr. Luis Francisco Coradazzi, dentista, doutor em Implantodontia, reforça os motivos para o tratamento com implantes: “O sorriso é o cartão de visita em todos os lugares. A falta de um dente na boca afeta não só a saúde ou a beleza, mas todas as nossas emoções.”

Conheça os Mitos e Verdades do Implante Dentário:

Apenas idosos podem realizar uma reabilitação por implante dentário
Mito. A idade mínima para a reabilitação com implantes dentários depende do final do crescimento do indivíduo, que ocorre em média aos 17 anos de idade.
Quem já usa dentadura não pode mais se submeter ao tratamento com o implante
Mito. O paciente desdentado total pode sim ser reabilitado com implantes, porém depende da avaliação clínica e radiográfica do implantodontista para saber se a quantidade de osso remanescente é suficiente para a instalação dos implantes. Caso não seja, existe a necessidade da realização de enxerto ósseo prévio.

Não existe rejeição do organismo ao implante
Verdade. Os implantes dentários são confeccionados em titânio, que é um metal biocompatível, ou seja, um material que o organismo não rejeita. Nos casos de perda de implantes (3% dos casos), não ocorreu uma cicatrização óssea adequada.

A instalação dos implantes dentários deve ser feita o mais rápido possível para evitar a reabsorção óssea
Verdade. “Os implantes devem ser instalados o mais breve possível após a perda dentária, pois o osso alveolar sofre um processo de reabsorção fisiológica que pode prejudicar ou até mesmo inviabilizar a sua instalação”, afirma Dr. Luis Francisco Coradazzi
Fumar atrapalha no tratamento por implante
Verdade. Artigos científicos demonstram que os pacientes fumantes apresentam um índice de insucesso de 11% na ósseointegração dos implantes, comparado aos 3% dos pacientes não fumantes.

Doenças na gengiva devem ser tratadas antes de realizar o implante
Verdade. Os pacientes devem estar com a saúde bucal em dia para a instalação dos implantes.
Existe apenas um tipo de prótese dentária

Mito. Para cada tipo de reabilitação existem vários tipos de próteses (unitárias, múltiplas, overdentures, protocolo). “Todas as próteses são muito duráveis”, enfatiza o Dr. Luis Francisco Coradazzi.
Fazer um implante dentário ainda é muito caro
Mito. Com a evolução e propagação dos tratamentos com implantes dentários, o custo hoje é bem acessível aos pacientes.

Em alguns casos, é possível instalar a prótese sobre o implante em até 48 horas
Verdade. Esse tratamento é denominado “Carga Imediata”. Segundo o dentista do CCO – Centro de Cirurgial Oral, para a utilização dessa técnica, o implantodontista deve fazer um planejamento bem detalhado, pois ela não é aplicável a todos os casos.

Redação

Vida Equilíbrio

Vida Equilíbrio

Quando em excesso, qualquer coisa faz mal. Por isso sempre dizemos que equilíbrio é a palavra chave. Nós, do Vida Equilíbrio, queremos informar a melhor maneira de atingir o equilíbrio entre corpo, mente e alma. Dicas de saúde e bem-estar estão aqui para te ajudar a levar uma vida mais equilibrada e feliz.

Leave a Comment