Mulheres são as maiores vítimas da hipertensão arterial pulmonar

pulmões

Foto: Corbis

Com maior incidência em mulheres de 20 a 40 anos de idade, a hipertensão arterial pulmonar (HAP) costuma ter seus sintomas confundidos com outros problemas de saúde, o que torna mais difícil o diagnóstico, demorando cerca de sete anos. Se não tratada, a doença pode levar a morte em dois ou três anos.

A HAP caracteriza-se pelo aumento da resistência vascular pulmonar levando à sobrecarga do ventrículo direito, e consequentemente, o sangue não consegue circular corretamente e se acumula, levando a falência do ventrículo e até a morte.

Havendo evolução da doença o paciente apresenta limitação até para a realização de atividades diárias comuns como caminhar, se vestir e pentear os cabelos, em virtude do quadro clínico que gera falta de ar, cansaço e nos casos mais graves desmaio, podendo evoluir para a morte.

A doença não tem cura, mas pode ser controlada por meio de medicamentos.

Vida Equilíbrio

Vida Equilíbrio

Quando em excesso, qualquer coisa faz mal. Por isso sempre dizemos que equilíbrio é a palavra chave. Nós, do Vida Equilíbrio, queremos informar a melhor maneira de atingir o equilíbrio entre corpo, mente e alma. Dicas de saúde e bem-estar estão aqui para te ajudar a levar uma vida mais equilibrada e feliz.

Leave a Comment