Pequenos cuidados ajudam a diminuir as alergias respiratórias

gripada

Foto: Corbis

As desagradáveis alergias respiratórias e a rinite alérgica aumentam nessa época e o tempo mais úmido e os ambientes fechados contribuem muito para o aumento de ácaros e fungos, que vão incomodar a todos que sofrem de alergias. Segundo a Pneumologista da Paraná Clínicas Planos de Saúde Empresariais, as alergias mais comuns vêm desses microorganismos que gostam de se proliferar em locais pouco ventilados.

Para a especialista, o aumento no número de resfriados e viroses também confunde as pessoas, pois alguns sintomas são muito parecidos, como é o caso da chamada rinite vasogênica, que aparece quando uma pessoa sai de um ambiente quente para entrar em outro frio ou vice-versa.

E quem tem alergia sabe o quanto ela incomoda, a todos. Os sintomas de uma crise são acompanhados de coceira, coriza, secreção transparente, constante, no nariz, espirros e congestão nasal. Já os resfriados chegam com tosses, indisposição, dores no corpo e dor de garganta.

Para afastar as reações alérgicas, alguns cuidados são importantes, como manter a casa mais arejada, abrindo as janelas, retirando o pó dos móveis, com panos que não estejam secos demais (para não espalhar a poeira) e nem muito molhados, para não ajudar na proliferação dos ácaros. “É importante, também, evitar os carpetes, bichos de pelúcia e tapetes, além de lavar os cobertores pelos menos a cada quinze dias. Além disso, se a pessoa for muito alérgica, deve usar capas para forrar travesseiros e colchões e colocá-los para tomar sol, pelo menos, uma vez por semana. Por última, vale evitar o contato muito íntimo com animais de estimação, principalmente, com os gatos”, orienta a médica.

A pneumologista diz que há duas formas de confirmar se a pessoa é alérgica. “A primeira é pelo exame de sangue, que confirma se o paciente possui anticorpos contra o ácaro, fungo, pólen e outros agentes e o teste de pele, quando é injetado uma pequena quantidade de um componente que cause alergia e verificamos se a reação da pele, para cada um deles”, explica.

Os tratamentos também podem ser feitos de duas formas. “A rinite alérgica é tratada com medicamentos antialérgicos e sprays nasais com corticoide e a conjuntivite alérgica com colírios à base de corticoide”, complementa.

Vida Equilíbrio

Vida Equilíbrio

Quando em excesso, qualquer coisa faz mal. Por isso sempre dizemos que equilíbrio é a palavra chave. Nós, do Vida Equilíbrio, queremos informar a melhor maneira de atingir o equilíbrio entre corpo, mente e alma. Dicas de saúde e bem-estar estão aqui para te ajudar a levar uma vida mais equilibrada e feliz.

Leave a Comment