Pilates lúdico e funcional para as crianças

pilates_ludico_vida_equilibrioQuando falamos no Dia das Crianças – data que se aproxima – logo os pais pensam nos últimos lançamentos e brinquedos da época para presentear seus filhos. No entanto, a data, pode ser uma boa época para os pais repensarem em alguns fatores importantes nos hábitos diários da criançada. Questões como – educação alimentar, ensino e – principalmente – opções de atividades físicas que podem ser boas pedidas, neste Dia das Crianças.

 Segundo a Profª Eliane Coutinho da Fisiociência o stress, osteoporose, arteriosclerose, problemas circulatórios e de coluna são males da vida agitada das grandes cidades que podem ser prevenidos com atividades físicas a partir dos seis anos. Essa é uma constatação também de uma das maiores autoridades mundial em treinamento esportivo, Jürgen Weineck, professor da Universidade de Nürenberg, Alemanha.

Em função disso, a Profª Drª Eliane Coutinho, Doutora (PhD) em Pilates e Coordenada de ensino da Fisiociência, explica que 10% das crianças das nações industrializadas têm arteriosclerose (enrijecimento das artérias). Além de evitar o surgimento dessas doenças, a prática de atividade física na infância possibilita o desenvolvimento de uma técnica de jogo mais apurada do que quando se começa na adolescência.

“Nas aulas de Pilates, as crianças desenvolvem projetos pedagógicos, esportivos e biológicos de forma lúdica. Aprendem, respeitando seus limites e o do outro, desenvolvem seus potenciais físicos e cognitivos de forma prazerosa. As crianças praticantes de Pilates vão ser adultos que, sem imposição, vão gostar de se exercitar, buscando o equilíbrio entre o corpo e a mente”.

Segundo pesquisa do canal Nickelodeon sobre a chamada geração 5.0, o estímulo físico nas crianças é cada vez menor e o consumo elevado de calorias é inversamente proporcional.  Diante desse fato, a Drª Eliane Coutinho, mestre na modalidade, aponta que o Pilates resgata tradições e costumes antigos, como: subir em árvore.

“As crianças têm poucas opções de atividades físicas, o tradicional é balé para meninas e natação e judô para meninos. Isso limita muito as habilidades motoras das crianças. O Método Pilates está resgatando atividades de gerações passadas como subir e descer de árvores, o que exercita de forma lúdica os músculos dos membros inferiores, superiores e tronco das crianças”, revela a Doutora. Ainda alerta para a sobrecarga de treinamentos na infância, o que pode prejudicar o desenvolvimento ósseo e muscular da criança e comprometer seu futuro no esporte. “É necessário aplicar corretamente os métodos de treinamento físico que se adaptam a cada faixa etária, sexo, peso e tamanho”, disse.

A prática em questão vai além das movimentações corporais e de uma busca pelo equilíbrio ou consciência corporal. Provando que o exercício é completo e que trabalha diversos pilares da criança, a CEO da Fisociência diz que o método propõe também a troca de experiências e promove o convívio social. “Os pais querem atividades não só que exercitem as crianças, mas que melhore o emocional, o intelectual, o social e físico delas. No repertório de exercícios do método Pilates tem o Swan (cisne), frog (sapo), Dolphin (golfinho), crab (caragueijo) entre outros. Praticá-los desenvolve padrões neuro-motores refinados de forma lúdica, divertida e estimulante. Aprender um vocabulário novo em inglês e simular movimentos de animais, do simples ao mais complexo, desenvolve o intelectual e o físico como toda criança precisa: brincando”.

Pilates é o que chama de treinamento de compensação. “Nenhuma modalidade esportiva sozinha consegue fazer com que um indivíduo desenvolva proporcionalmente todas as partes do corpo”, explicou.

Como exemplo, citou a natação um esporte que as crianças começam a praticar muito cedo. “Essa atividade desenvolve resistência e capacidade respiratória, mas não consegue o mesmo resultado com a estrutura óssea e muscular”. O Pilates desenvolve a coordenação motora, habilidade motora, criatividade, sociabilização, capacidade respiratória, força, flexibilidade e especialmente o hábito e amor pela atividade física, finaliza ela.

Redação Vida Equilíbrio

Vida Equilíbrio

Vida Equilíbrio

Quando em excesso, qualquer coisa faz mal. Por isso sempre dizemos que equilíbrio é a palavra chave. Nós, do Vida Equilíbrio, queremos informar a melhor maneira de atingir o equilíbrio entre corpo, mente e alma. Dicas de saúde e bem-estar estão aqui para te ajudar a levar uma vida mais equilibrada e feliz.

Leave a Comment