Poluição Sonora pode causar infarto

coração

Foto: Corbis

Vivemos cercados de barulho. Seja no trânsito, no trabalho e até mesmo em casa o silêncio parece quase impossível. Mas é preciso ficar atento quanto aos perigos e exageros tanto no volume quanto na quantidade. Quanto mais conseguirmos nos livrar de alguns barulhos é melhor, inclusive para nossa saúde, já que com o tempo o excesso de ruído pode causar perda da audição e até infarto. Esta preocupação deve estar presente durante todas as atividades diárias, inclusive na prática de atividades físicas em academias. As grandes redes, por exemplo, já utilizam pisos que absorvem o som ao impacto, o que já se tornou fundamental para o conforto e bem-estar dos alunos.

Muitas vezes, com a correria do dia-a-dia não percebemos o mal que a poluição sonora pode nos causar. Mesmo no trabalho o barulho dos carros passando na rua, dos telefones tocando e até do teclado do computador exigem ainda mais concentração o que causa reações no nosso organismo, aumentando o nível de cortisona no sangue e diminuindo assim a resistência imunológica.

O excesso de barulho induz a liberação de endorfina, tornando o organismo dependente podendo causar ainda a concentração de colesterol no sangue. É por isso que muitas pessoas só conseguem dormir em locais silenciosos com o rádio ou TV ligados. Acima de 55 decibéis já é considerado prejudicial, isso porque a pessoa exposta a esse volume já fica em estado de alerta e não consegue relaxar. E o barulho nos cerca em todos os lugares. Uma agência bancária, por exemplo, o ruído pode chegar entre 55 a 65 decibéis, um bar sem isolamento acústico alcança 70 decibéis a uma distância de até 100 metros e uma avenida muito movimentada o barulho também chega aos 70db. Já os adeptos dos fones de ouvido estão entre os mais propensos a desenvolver não somente sérios problemas auditivos, mas também causando estresse em todo o sistema circulatório, respiratório e digestivo. A exposição prolongada ao ruído pode causar dores de cabeça, cansaço e elevação da pressão arterial podendo sofrer um infarto.

Como as academias de ginástica são consideradas locais ideais para buscar saúde e bem-estar, muitas delas estão cada vez mais exigentes em relação aos pisos, como por exemplo, os pisos das salas de aula. Como nessas salas a presença da música é quase constante, é importante que ela tenha pisos que absorvam o som ao impacto para não prejudicar os alunos que estão em outros ambientes, nas salas abaixo ou ao lado.

Vida Equilíbrio

Vida Equilíbrio

Quando em excesso, qualquer coisa faz mal. Por isso sempre dizemos que equilíbrio é a palavra chave. Nós, do Vida Equilíbrio, queremos informar a melhor maneira de atingir o equilíbrio entre corpo, mente e alma. Dicas de saúde e bem-estar estão aqui para te ajudar a levar uma vida mais equilibrada e feliz.

Leave a Comment