Poluição veicular é reduzida com escapamento em ordem

É de conhecimento geral que o escapamento do veículo, além de exercer a função de liberação dos gases da combustão e auxiliar o motor no controle da economia de combustível, tem grande papel ambiental: a emissão de poluentes, tanto sonora quanto atmosférica.

De acordo com a mecânica Roseli Oliveira da Silva, a função principal do catalisador, peça presente no escapamento, é filtrar os gases que saem do veículo. “Se o escapamento estiver furado, por exemplo, o carro perde o rendimento e fica barulhento. Com a inspeção veicular, isso pode acarretar em reprovação”, alerta.

É fato: o crescimento de automotivos nas ruas provoca cada vez mais o aumento na emissão de gases. Somente na cidade de São Paulo, maior metrópole brasileira e sexta maior cidade do planeta, a circulação diária chega até 4,5 milhões de veículos. Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), o Brasil é o segundo maior poluidor da América Latina, atrás apenas do México. O estudo aponta que o setor de transporte é o maior responsável pela emissão de poluentes. “O escapamento tem grande potencial poluidor. Por isso, cabe aos motoristas a avaliação constante do equipamento. Além de ajudar na vida útil do motor do carro, cuidar dele é parte da responsabilidade com o meio ambiente e com a sociedade”, declara a mecânica.

Redação Vida Equilíbrio

Vida Equilíbrio

Vida Equilíbrio

Quando em excesso, qualquer coisa faz mal. Por isso sempre dizemos que equilíbrio é a palavra chave. Nós, do Vida Equilíbrio, queremos informar a melhor maneira de atingir o equilíbrio entre corpo, mente e alma. Dicas de saúde e bem-estar estão aqui para te ajudar a levar uma vida mais equilibrada e feliz.

Leave a Comment