1 de junho de 2011 | Estilo de Vida

Por que cada vez mais cedo surgem problemas de coluna nos brasileiros?

80% das pessoas no mundo sofrem ou sofrerão de dor nas costas pelo menos uma vez na vida

dor nas costas

Foto: Corbis

Cada vez mais comuns entre os jovens, os computadores portáteis (netbooks e notebooks), podem ser considerados um dos grandes vilões que levam os adolescentes cada vez mais cedo aos consultórios médicos para tratar problemas de coluna. Fatores como postura inadequada e o excesso de tempo assistindo televisão e/ ou jogando vídeo-game também podem ser considerados prejudiciais à coluna, e, consequentemente, à saúde de forma geral.

De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), 80% das pessoas no mundo sofrem ou sofrerão de dor nas costas pelo menos uma vez na vida. Mas estas perspectivas podem ser tornar ainda mais alarmantes com esses hábitos se enraizando no estilo de vida dos adolescentes. Um estudo publicado em fevereiro na revista Ergonomics por pesquisadores da Boston University Sargent College, nos EUA, mostrou que usar o notebook mais de quatro horas por dia traz mais riscos de dores e lesões no corpo.

Segundo o doutor Francisco Sampaio Junior, coordenador da equipe médica e neurocirurgião do Instituto Paulistano de Neurocirurgia e Cirurgia da Coluna Vertebral, “estas mudanças de comportamento dos jovens podem representar graves riscos à coluna. A médio e longo prazo as dores nas costas, ombros e pescoço, podem se tornar crônicas, o que agravará a recuperação do músculo e poderá, talvez, adiantar sua ida à sala de cirurgia corrigir um eventual problema”.

Doutor Sampaio elenca algumas situações do dia a dia de muitos jovens que podem ser ‘armadilhas à coluna’, e também revela alguns hábitos preventivos que podem fazer a diferença no combate a eventuais dores:

“A substituição do tempo gasto pelas crianças e adolescentes em atividades físicas próprias da idade (correr, pular, brincar e movimentar-se de forma geral) está sendo substítuida pelo tempo prolongado em computadores e vídeo games, levando assim a um sedentarismo precoce, que, associado a má postura, são as principais causas de degeneração da coluna vertebral destes jovens”, conclui doutor Sampaio.

Leia mais em: , ,
Comente!

  •  

Confira
Newsletter

Cadastre-se abaixo e receba os artigos do site em seu e-mail!

Parceiros
Quem Somos | Fale Conosco | Política de Privacidade | Criação de sites
Vida e Equilíbrio | (11) 5539-7227 | Av. Gen. Ataliba Leonel, 93 - Conjunto 94 - 02033-000 - São Paulo (SP) 2nd