Preparação eficiente é fundamental para a realização de cirurgia bariátrica

19bReconhecida recentemente como área de atuação pelo CFM – Conselho Federal de Medicina, a cirurgia bariátrica vem crescendo expressivamente no Brasil. Com isto, o país já é considerado o segundo com mais cirurgias bariátricas realizadas no mundo. São cerca de 88 mil procedimentos por ano, atrás apenas dos Estados Unidos com mais de 200 mil cirurgias. Baseado no bom resultado do tratamento, o número de procedimentos cresce cerca de 10% ao ano.

Para o Presidente da SBCBM – Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica, Dr. Josemberg Campos, as técnicas utilizadas atualmente contribuem com adequado índice de satisfação dos pacientes. “A maioria dos pacientes relata estar satisfeitos com o resultado. Para termos um índice nesse patamar, deve ser ressaltado também o papel fundamental do preparo e acompanhamento multidisciplinar no resultado final da cirurgia”, explica.

Os procedimentos menos invasivos utilizados atualmente, por laparoscopia, possibilitam mais segurança ao paciente e um tempo menor de recuperação. A cirurgia não tem indicação como tratamento estético e sim para melhora de doenças e qualidade de vida. Deve ser recomendada para pessoas com obesidade mórbida, o que pressupõe ter pelo menos 40 quilos de excesso de peso, ou doenças graves relacionadas com a obesidade como diabetes tipo 2, hipertensão, dislipidemia, apneia do sono e doenças ortopédicas severas.

“Todo esse avanço pode ser prejudicado se o paciente não tiver uma boa preparação clínica antes da cirurgia. Uma avaliação rigorosa das condições de saúde do paciente e extremamente necessária. É indicado também que o paciente pesquise sobre a qualificação do cirurgião, estrutura hospitalar, técnica utilizada e siga rigorosamente as instruções da equipe que realizará o acompanhamento multidisciplinar”, ressalta Dr. Josemberg.

Dicas para uma boa preparação (pré-operatório)

  • É imprescindível conhecer o histórico do cirurgião e verificar se ele é membro da SBCBM.
  • Saber se ele atua com equipe multidisciplinar que auxiliará no preparo e orientações pré-cirurgia e também por todo o acompanhamento pós-cirurgia.
  • Também é importante saber qual a técnica que será utilizada na cirurgia. Ela deve constar na resolução 1942-10 do Conselho Federal de Medicina, que regulamenta a cirurgia bariátrica no Brasil.
  • Se possível, visite o local (hospital ou clínica) onde será realizada a cirurgia.
  • Realizar todo o protocolo de exames pré-operatórios.
  • É recomendado que o paciente emagreça cerca de 5% a 10% de seu peso antes da cirurgia para melhorar sua condição clínica. Isso aumenta a segurança na operação.
  • O paciente deve passar por consulta pré-anestésica para o médico rever os exames e a avaliação clínica já feita. Essa consulta tem a finalidade de prevenir quaisquer problemas durante a cirurgia.

Cirurgia Bariátrica

A SBCBM segue as diretrizes que foram estabelecidas em reunião conjunta com Ministério da Saúde e Conselho Federal de Medicina, que gerou a Resolução CFM n° 1766, de 13 de maio de 2005, atualizada posteriormente para resolução CFM n° 1942, de 12 de fevereiro de 2010. Nela estão definidas as indicações para a cirurgia bariátrica, como deve ser montada a equipe multidisciplinar que fará o acompanhamento de cada paciente, os tipos de cirurgias autorizadas no Brasil, além de outras diretrizes legais.

De acordo com as orientações da resolução a cirurgia é liberada apenas para pacientes com IMC igual ou maior que 40 e pode ser realizada em casos de IMC entre 35 e 40, desde que o paciente tenha comorbidades como, por exemplo, o diabetes. O IMC é calculado a partir da divisão do peso pela altura ao quadrado.

Vida Equilíbrio

Vida Equilíbrio

Quando em excesso, qualquer coisa faz mal. Por isso sempre dizemos que equilíbrio é a palavra chave. Nós, do Vida Equilíbrio, queremos informar a melhor maneira de atingir o equilíbrio entre corpo, mente e alma. Dicas de saúde e bem-estar estão aqui para te ajudar a levar uma vida mais equilibrada e feliz.

Leave a Comment