Quadrinhos auxiliam a educação das crianças

criança lendo gibi

Foto: Corbis

No atual mundo audiovisual, é cada vez mais difícil criar o gosto pela leitura nos jovens. As editoras, contudo, encontraram um formato que carrega a informação de uma maneira mais prazerosa e interessante que um livro sem figuras. São as histórias em quadrinhos educativas, que têm recebido novas adaptações de grandes clássicos com freqüência, crescido no mercado editorial e ganhado as salas de aulas.

A psicóloga Ana Cássia Maturano destaca a utilidade desse formato, cuja finalidade principal é entreter, mas que pode trazer novos conhecimentos e informações. Ela afirma que “os quadrinhos estão muito próximos à realidade da criança, o que faz com que ela passe a encarar o aprendizado como uma atividade prazerosa”.

“Os gibis geralmente são bem aceitos pelas crianças. Eles são adequados para elas do mesmo modo que as histórias ilustradas”, complementa a educadora Maria Rocha, coordenadora pedagógica do Colégio Ápice, que desenvolve diversas ações com esses materiais. “A ilustração ajuda a criança pequena a compreender a história, além de o texto ser mais curto e, portanto, mais estimulante e prazeroso”, explica a especialista.

Ana Cássia alerta que é preciso prestar atenção em alguns aspectos dos quadrinhos antes de entregar qualquer livro às crianças. “Não se deve dar, por exemplo, uma adaptação de um livro de Maquiavel para uma criança de cinco anos”, esclarece. “Apesar da fácil leitura, os quadrinhos podem conter mensagens que os pequenos não vão entender”.

É importantíssimo lembrar que a história em quadrinhos baseada em uma obra famosa é apenas uma adaptação, sendo portanto incapaz de substituir o original. “O quadrinho deve servir como porta para a leitura do clássico. Sua intenção é despertar o interesse do leitor para a obra completa, motivá-lo a conhecer os detalhes da história e o estilo do escritor”, explica Maria Rocha.

Pais e professores precisam usar de estratégias para tornar o estudo mais agradável e desenvolver o hábito de ler, muito ausente no país. Ana Cássia resume que “o importante é que tenham contato com bom material de leitura”, independente do formato.

Hoje em dia o mercado de quadrinhos no Brasil está em pleno crescimento, e nossas publicações são cada vez mais reconhecidas e premiadas, tanto aqui quando no exterior.

Vida Equilíbrio

Vida Equilíbrio

Quando em excesso, qualquer coisa faz mal. Por isso sempre dizemos que equilíbrio é a palavra chave. Nós, do Vida Equilíbrio, queremos informar a melhor maneira de atingir o equilíbrio entre corpo, mente e alma. Dicas de saúde e bem-estar estão aqui para te ajudar a levar uma vida mais equilibrada e feliz.

Leave a Comment