Quatro motivos comuns para a dor nas costas em mulheres

Entre as muitas situações do dia a dia que podem prejudicar a postura de uma pessoa, algumas afetam exclusivamente as mulheres. A maioria se encaixa em pelo menos um dos motivos apontados como causadores de dores na coluna e, em alguns casos, podem até possuir todas as características ao mesmo tempo.

O motivo da sua dor nas costas pode estar na bolsa em que carrega os objetos que precisa quando sai de casa. Mas são todos tão necessários assim? Segundo o quiropraxista Dr. Luiz Miyajima, carregar nos ombros mais do que 10% do seu peso pode causar danos à saúde. “Além da coluna, os joelhos, abdômen e até a forma de andar podem ser prejudicados. Se, ao olhar no espelho você percebe que seus ombros estão em alturas diferentes, isso pode indicar uma escoliose”, explica.

Para diminuir o impacto na coluna causado pela bolsa, Luiz recomenda que pelo menos uma vez por mês seja feita uma faxina retirando o máximo de coisas desnecessárias. O profissional ainda complementa explicando que as mulheres devem preferir bolsas de alças longas e ajustáveis e alternar os lados em que a carrega.

O salto alto também é um grande inimigo da coluna. Ele altera a maneira de andar, projeta os ombros para trás e a cabeça para frente, o que modifica a postura. “Um salto de até cinco centímetros é considerado aceitável. Acima disso, a pressão nos pés pode ser prejudicial”, aponta o profissional.

É comum ouvir queixas de dores lombares vindas de mulheres com seios grandes. Eles pesam e podem acentuar a curvatura torácica da coluna. Em casos mais graves, médicos recorrem a cirurgia de redução da mama. Para evitar que chegue nesse estágio, é importante realizar alongamentos e exercícios que fortaleçam a musculatura das costas. Fazer acompanhamento com um quiropraxista também é fundamental para prevenir problemas futuros.

A maioria das grávidas sente ou sentirá algum desconforto na coluna durante a gestação. Com o aumento do peso, o centro de gravidade é transferido para frente do corpo e a postura é prejudicada. “Caminhada e hidroginástica são as atividades mais recomendadas para gestantes, pois exigem pouco esforço e não causam impacto nas articulações”, recomenda o quiropraxista.

Redação Vida Equilíbrio

Vida Equilíbrio

Vida Equilíbrio

Quando em excesso, qualquer coisa faz mal. Por isso sempre dizemos que equilíbrio é a palavra chave. Nós, do Vida Equilíbrio, queremos informar a melhor maneira de atingir o equilíbrio entre corpo, mente e alma. Dicas de saúde e bem-estar estão aqui para te ajudar a levar uma vida mais equilibrada e feliz.

Leave a Comment