Queda de cabelo (alopécia) no tratamento oncológico

A queda de cabelo, também chamada alopécia, é um efeito colateral potencial do tratamento oncológico. Entretanto, nem todos os pacientes que se submetem à quimioterapia desenvolvem alopécia. Isso depende do tipo de medicamento quimioterápico utilizado, da dose e da forma como é administrado. Alguns tipos de quimioterápicos causam danos às células responsáveis pelo crescimento do cabelo, levando à sua queda.

Quando as pessoas perdem o cabelo, a queda geralmente ocorre dentro de uma a três semanas após o inicio da quimioterapia. Pode acontecer também de começar a cair depois de algumas sessões de tratamento. Confira entrevista com a médica oncologista Dra. Carolina Rutkwoski esclarece algumas das dúvidas mais frequentes dos pacientes e seus familiares:

 

Todos os tratamentos quimioterápicos levam a queda do cabelo?

Não, nem todos. Isso depende do tipo de medicamento utilizado, da dose e da forma como são administrados.

Quanto tempo demora para o cabelo começar a cair?

A queda do cabelo começa a acontecer de uma a três semanas após o inicio da quimioterapia. Novos fios de cabelo poderão nascer ainda durante o tratamento, caindo várias vezes neste período. Pode ocorrer também queda dos pelos da região pubiana, sobrancelha e, algumas vezes, cílios.

 A queda do cabelo pode ser evitada?

Na maior parte dos casos, não. É comum ouvir falar de toucas especiais ou shampoos que podem impedir a queda do cabelo durante o tratamento de câncer, mas estes tratamentos não funcionam e muitas vezes não são seguros.

Será que o meu cabelo voltará a crescer?

Sim, após o término da quimioterapia. Ao longo dos dois primeiros meses após o término do tratamento, você notará que seu cabelo está crescendo. Especialmente no inicio, ele pode ter características diferentes do que era antes: mais fino ou mais crespo, ou com coloração diferente.

O que posso fazer para cuidar do couro cabeludo?

Proteja-o usando chapéu, touca, turbante, lenço ou peruca quando você estiver em ambientes abertos. Use protetor solar diariamente. Em dias frios, mantenha-o aquecido: você vai perceber que poderá sentir mais frio quando perder seu cabelo.

E se eu me sentir triste, com raiva ou com medo de perder o meu cabelo?

Esses sentimentos são normais, permita-se senti-los! Mas você provavelmente se sentirá melhor se falar com alguém sobre seus sentimentos. Converse com seu médico, psicólogo, membros da família ou amigos, ou com alguém que já passou pela mesma situação. Enfim, converse com alguém com quem se sinta a vontade para expressar seus medo e angústias.

Outras dicas potencialmente úteis são:

Às vezes o paciente se sente com maior controle da situação se corta o cabelo antes que ele comece a cair. Além disso, se você pretende comprar uma peruca, faça isso enquanto você ainda tem cabelo. Desta forma, você pode combinar a peruca com a cor e o estilo do seu cabelo. Certifique-se de escolher uma peruca com a qual você se sinta confortável e que não machuque o seu couro cabeludo.

Redação Vida Equilíbrio

 

Vida Equilíbrio

Vida Equilíbrio

Quando em excesso, qualquer coisa faz mal. Por isso sempre dizemos que equilíbrio é a palavra chave. Nós, do Vida Equilíbrio, queremos informar a melhor maneira de atingir o equilíbrio entre corpo, mente e alma. Dicas de saúde e bem-estar estão aqui para te ajudar a levar uma vida mais equilibrada e feliz.

Leave a Comment