Remédios podem mascarar lesões crônicas nas articulações

comprimidos

Foto: Corbis

A lesão articular é um problema que atinge pessoas de todas as idades, sejam elas atletas profissionais, praticantes de esportes de final de semana ou simplesmente que tenham problemas posturais.

Na maioria dos casos, essa lesão é desconhecida ou tratada de maneira superficial. As contraturas musculares aparecem para “proteger” a articulação perturbada e assim, não piorar a lesão inicial. A função da dor é avisar da existência da lesão.

O fato de desconsiderar a importância de uma lesão, ignorando aquela “dorzinha” que aparece depois de algum traumatismo ou tomando remédios que atenuem os sintomas, permite ao organismo adaptar-se à lesão, tornando-a mais grave ou até mesmo crônica.

As lesões crônicas são ciclos viciosos que vão deteriorando as estruturas articulares com o tempo. Muitas pessoas acabam criando o hábito de tomar medicamentos que aliviam a dor, mas que se tornam ineficazes com o passar do tempo. Por isso, há necessidade de encontrar outros remédios cada vez mais fortes para continuar “fazendo efeito” e tentar aliviar as dores. Entretanto essa ação desencadeia efeitos colaterais associados que poderão afetar outros órgãos como o intestino ou estomago.

“A dor é um mecanismo de proteção, um mal necessário, uma mensagem para nos advertir que algo não está funcionando corretamente. Assim, podemos tomar consciência de que existe uma desregulagem dentro no nosso sistema osteo articular”, explica Maria Luiza Pereira Gutierrez Biton, diretora do Instituto de Fisioterapia Analítica.

A Fisioterapia Analítica, fundamentada no Conceito Sohier, é mais eficaz que os tratamentos tradicionais porque devolve o ritmo biomecânico; ou seja,a função correta das articulações lesadas.
As lesões do aparelho locomotor se enquadram em dois tipos:

  • Lesão de pinçamento da interlinha articular (ex: lesões dos meniscos do joelho)
  • Lesão de derrapagem das superfícies articulares (ex: entorses ou estiramentos), onde as duas faces da articulação perdem o seu encaixe correto, desencadeando a dor e levando ao processo de destruição das cartilagens.

Essas são as mais comuns e, infelizmente para os pacientes, as mais difíceis de serem detectadas nos seus estágios iniciais.

Quanto mais antiga a lesão, mais ela pode se tornar crônica, se transformando em ciclos viciosos que vão deteriorando as estruturas com o tempo. Esses ciclos trarão como consequências dores, rigidez, dificuldade de movimentos e artrose, entre outros problemas mais sérios.

Vida Equilíbrio

Vida Equilíbrio

Quando em excesso, qualquer coisa faz mal. Por isso sempre dizemos que equilíbrio é a palavra chave. Nós, do Vida Equilíbrio, queremos informar a melhor maneira de atingir o equilíbrio entre corpo, mente e alma. Dicas de saúde e bem-estar estão aqui para te ajudar a levar uma vida mais equilibrada e feliz.

Leave a Comment