Saiba o que é Hipertensão Arterial Pulmonar

Falta de ar depois de atividades simples do cotidiano, como subir escadas ou caminhar alguns metros; indisposição; fadiga constante e frequente, muitas vezes sem motivo aparente. Esses sintomas podem ser decorrentes apenas de estresse crônico, viroses ou intensa atividade física. Mas podem também ser Hipertensão Arterial pulmonar (HAP, como é chamada). Ainda pouco conhecida pelas pessoas em geral, a HAP é uma síndrome (conjunto de sinais e sintomas) caracterizada pelo aumento progressivo da resistência vascular nas artérias dos pulmões, provocando sobrecarga e falência do ventrículo direito do coração, podendo levar à morte.

A HAP é uma doença crônica que compromete a autonomia do paciente e sua qualidade de vida. Como não há sintomas específicos, o diagnóstico é difícil. Recentemente, muito se tem estudado sobre a HAP, pois trata-se de uma doença ainda com mecanismos patogênicos pouco conhecidos, mas evidências indicam que ela pode ser idiopática (sem uma causa definida) ou ainda de caráter genético. “A HAP é uma doença gravíssima e ainda sem cura. Depois do diagnóstico, o que podemos fazer é controlar os sintomas, desacelerando a progressão da doença”, explica a médica cardiologista Ângela Bandeira, professora da Universidade Estadual de Pernambuco.

Existem doenças que podem desencadear a HP, entre elas o Lúpus eritematoso sistêmico, a Esclerodermia, Aids, as doenças cardíacas congênitas, esquistossomose, embolia pulmonar e doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC). A prevalência de HAP ainda é maior em mulheres adultas, porém, de alguns anos para cá, existe a percepção de que a doença vem surgindo em faixas etárias mais jovens. Um dos grandes problemas é a falta de conhecimento sobre HAP. “Além da inespecificidade dos sintomas, há a questão da gravidade progressiva: um paciente em estágio avançado da doença, em classe funcional IV, que é aquele que apresenta sintomas mesmo em repouso, sem medicação, pode ter uma sobrevida de no máximo seis meses”, alerta Ângela.

Apesar de não haver cura para a HAP, existem maneiras de melhorar a vida dos pacientes, retardando o agravamento do quadro. Há dois tipos de tratamento medicamentoso comercialmente disponíveis no Brasil, com alvos farmacológicos de ação distintos, que podem ser usados de maneira isolada ou combinados, dependendo da indicação médica. Um deles é o citrato de sildenafila. “Este medicamento atua diretamente nas enzimas que aumentam a biodisponibilidade de óxido nítrico, que tem o efeito de dilatar as arteríolas pulmonares e melhorar o desempenho do ventrículo direito disfuncionante, possibilitando fôlego extra à respiração dos pacientes”, explica Ângela. Os tratamentos são fundamentais para dar qualidade de vida e melhorar a sobrevida aos portadores de HAP. Observações clínicas mostram que pacientes em tratamento medicamentoso podem reduzir a classificação de gravidade da doença de grau quatro para dois.

Classificação dos tipos de HAP *

  • Grau I – Pacientes sem limitação para desempenho de atividades de rotina. Atividade física comum não causa dispnéia ou fadiga, dor no peito ou quase-síncope.
  • Grau II – Pacientes com limitação leve para atividades de rotina. Ficam confortáveis no repouso. Atividade física comum causa dispnéia ou fadiga indevida, dor no peito ou quase-síncope.
  • Grau III – Pacientes com marcada limitação para atividades de rotina. Ficam confortáveis no repouso. Atividades menores, como curtas caminhadas, causam dispnéia ou fadiga indevida, dor no peito ou quase-síncope.
  • Grau IV – Pacientes com inabilidade para realizar qualquer atividade. Manifestam sinais de falência do ventrículo direito do coração. Dispnéia e/ou fadiga podem estar presentes mesmo no repouso. O desconforto é aumentado por qualquer atividade física.

* Gaine SP, Rubin LJ. Primary Pulmonary Hypertension. Lancet 1998; 352: 719-25.

Vida Equilíbrio

Vida Equilíbrio

Quando em excesso, qualquer coisa faz mal. Por isso sempre dizemos que equilíbrio é a palavra chave. Nós, do Vida Equilíbrio, queremos informar a melhor maneira de atingir o equilíbrio entre corpo, mente e alma. Dicas de saúde e bem-estar estão aqui para te ajudar a levar uma vida mais equilibrada e feliz.

Leave a Comment