SBCM/SP oferece orientação através de blog

Visando levar conhecimento à população em geral, a Regional São Paulo da Sociedade Brasileira de Clínica Médica publicou o blog www.sbcmsp.blogspot.com, que traz dicas de prevenção, diagnóstico e tratamento de diversas problemas de saúde.

Um deles segue abaixo e trata de pequenos mal-estares, grandes doenças. Alguns brasileiros têm o perigoso costume de diante de uma dor suportável, ou de um mal-estar, concluir que não é nada grave e frequentemente, recorrem à outra solução ainda mais perigosa, a automedicação, que pode até aliviar, ou “mascarar”, temporariamente a situação.

As pessoas “empurram com a barriga” pequenos problemas, que podem ser sintoma de doença grave, ou podem evoluir para uma doença grave. O Dr. Abrão Cury Jr., presidente da Regional São Paulo da Sociedade Brasileira de Clínica Médica, recomenda: “Sempre que uma dor, ou um mal-estar, como “queimação” no estômago, dor de cabeça e tontura, apareçam com frequência, procure um médico para fazer o diagnóstico preciso e evitar complicações”. Veja os exemplos:

  • Ronco pode ser sintoma de distúrbio do sono, que provoca cansaço, sonolência, dores musculares e queda de rendimento. Quando o distúrbio do sono não é tratado pode evoluir para hipertensão e arritmia.
  • Tontura pode ser provocada por várias situações: medicamentos, labirintite, insuficiência cardíaca, anemia, problemas com a circulação cerebral, altas temperaturas, alterações hormonais, falta ou excesso de açúcar no sangue, consumo excessivo de bebida alcoólica e situações emocionais. Às vezes, o pior vem depois: a pessoa tem tontura, perde o equilíbrio, bate a cabeça e tem traumatismo craniano.
  • Hipertensão, em geral, não tem sintomas e está diretamente ligada ao desenvolvimento de doenças cardiovasculares, como infarto e insuficiência cardíaca, hemorragias e embolias cerebrais, além de comprometer outros órgãos, em função das lesões que se instalam no sistema arterial, como os rins.
  • “Queimação” e azia, em geral, são provocadas por refluxo do suco gástrico, em geral, causado por hérnia de hiato. Além de ser confundido com outros problemas, como infarto, pode levar ao câncer de esôfago.
  • Manchas na pele podem ser alergias, mas também podem ser sintoma de câncer ou hanseníase.
  • Pressão baixa pode ser sintoma de desidratação, infecção, deficiência na produção de cortisol, problema na suprarrenal e disautonomia. Também pode ser provocada por infarto, embolia pulmonar, hemorragia, podendo até chegar à morte.
  • Mudanças de comportamento, como deixar de atender ao telefone, negligenciar sua higiene, se isolar, sintomas físicos e medo de sair de casa podem ser depressão e ansiedade, apontadas pela OMS – Organização Mundial da Saúde como duas das principais causas de doenças cardiovasculares, hipertensão, infarto, câncer e doenças imunológicas. A maioria destes doentes, 80%, chega ao consultório do clínico geral com queixas físicas, como dor de estômago, problemas de pele e infecções de repetição.
  • Alterações físicas, como pés e mãos frios, distúrbios de concentração e raciocínio, falhas de memória, mudanças de comportamento, reações emocionais alteradas, como se comover facilmente, podem ser desencadeadas pelo estresse. Se não tratado, pode levar à exacerbação desses sintomas e ao aparecimento de doenças cardiovasculares, gastrointestinais, respiratórias, dermatológicas, musculares, emocionais e outras.
  • Sobrepeso deixa os indivíduos susceptíveis a desenvolver doenças. A obesidade é reconhecida pela OMS como doença e fator de risco para doenças cardiovasculares, hipertensão, colesterol elevado e diabetes. É a principal causa de diabetes e triplica as chances de desenvolver a doença. Também é importante fator de risco para hipertensão, para dislipidemia, aumentando colesterol, triglicérides e reduzindo a fração boa do colesterol. Outras doenças também estão associadas à obesidade, como algumas formas de câncer, doenças respiratórias e cálculo biliar. Existe ainda o aspecto psicológico, relacionado a estigmatização do obeso, o que leva a quadros depressivos, diminuição da autoestima e do relacionamento social.
  • Dor de cabeça pode ser consequência de tensão muscular causada pela disfunção de ATM – Articulação Temporomandibular, como oclusão dentária, mudança na mordida e bruxismo. Também pode ser provocada por problemas de visão porque, quando uma pessoa tem dificuldades para enxergar, força os músculos dos olhos, o que provoca dor de cabeça. A gripe é uma doença sistêmica, que pode provocar infecção na região frontal da cabeça – sinusite – e a dor de cabeça pode fazer parte do quadro. Tumores, privação do sono, problemas emocionais e neurológicos também podem provocar dor de cabeça.

Problemas simples podem se agravar com o uso de medicamentos impróprios. “É importante que as pessoas cuidem melhor da saúde e valorizem o conhecimento médico”, finaliza o Dr. Abrão José Cury Jr.

Tags:
Vida Equilíbrio

Vida Equilíbrio

Quando em excesso, qualquer coisa faz mal. Por isso sempre dizemos que equilíbrio é a palavra chave. Nós, do Vida Equilíbrio, queremos informar a melhor maneira de atingir o equilíbrio entre corpo, mente e alma. Dicas de saúde e bem-estar estão aqui para te ajudar a levar uma vida mais equilibrada e feliz.

Leave a Comment