Sensibilidade dentária deve ser levada a sério

Sentir uma dor incômoda ao tomar gelado ou comer doces é comum para a maioria dos brasileiros pelo menos uma vez na vida. Essa sensibilidade dentária é causada pela exposição da dentina, tecido localizado logo abaixo do esmalte do dente com ligação direta ao nervo. Para esclarecer melhor esse assunto, Dr. Flavio Goulart, odontologista, explica causas e tratamentos: “A sensibilidade dentária costuma ocorrer quando temos um processo de cárie, uma restauração que caiu ou quebrou, em casos de erosão de esmalte e também muito comum quando há retração gengival, com exposição da raiz do dente, também muito sensível”.

Recomenda-se o uso de cremes dentais para sensibilidade de forma contínua apenas em casos de retração gengival. Já em outras situações desencadeantes esse uso não é recomendado e o ideal é procurar um profissional para a realização de um diagnóstico mais preciso.

“Quando o odontologista identifica o problema o tratamento depende do grau de sensibilidade do paciente. Nos casos mais sérios a única solução é o tratamento de canal, pois o nervo do dente já foi afetado. Normalmente usamos os cremes dentais específicos para sensibilidade, medicamentos a base de flúor e restaurações, mas hoje em dia o tratamento mais eficaz talvez seja o laser, que consegue obliterar definitivamente os canalículos dentinários responsáveis pelo estímulo doloroso. Os tratamentos mais antigos tinham eficiência limitada, pois usavam apenas vernizes à base de flúor, que tamponavam temporariamente os canalículos”, explica o odontologista.

Ainda de acordo com o especialista, alimentos frios ou muito quentes podem causar sensibilidade, pois agem diretamente nos canalículos dentinários estimulando o nervo do dente. Pacientes com sensibilidade devem evitar alimentos muito ácido que podem aumentar a erosão do esmalte e manter sempre uma escovação suave com o uso de escovas macias ou ultra macias.

“A sensibilidade dentária deve ser levada a sério porque em casos mais graves pode ser necessário o tratamento de canal. Importante também que pacientes que queiram fazer clareamento tratem a sensibilidade previamente, caso contrário o clareamento está contraindicado”, finaliza Dr. Goulart.

Vida Equilíbrio

Vida Equilíbrio

Quando em excesso, qualquer coisa faz mal. Por isso sempre dizemos que equilíbrio é a palavra chave. Nós, do Vida Equilíbrio, queremos informar a melhor maneira de atingir o equilíbrio entre corpo, mente e alma. Dicas de saúde e bem-estar estão aqui para te ajudar a levar uma vida mais equilibrada e feliz.

Leave a Comment