Soluço crônico pode ser sintoma de refluxo gastroesofágico

boca fechada

Foto: Corbis

O aparecimento do soluço crônico está ligado, em grande parte dos casos, aos problemas no sistema digestivo gerados por hábitos inadequados, como comer em excesso, ingerir alimentos apimentados e consumir bebidas gaseificadas. No entanto, pode ser causado também por algumas doenças, entre elas o refluxo gastroesofágico.

De acordo com o médico Eduardo Berger, o refluxo gastroesofágico acontece quando o conteúdo alimentar que está no estômago retorna para o esôfago. Devido a sua acidez, o refluxo pode provocar a inflamação da mucosa do esôfago e, eventualmente, isto leva a uma estimulação do nervo frênico, que é o responsável pelo impulso do diafragma – músculo que separa o tórax do abdome e que se contrai de forma espasmódica, forte e súbita, caracterizando o soluço.

“Além do refluxo, outras doenças como obstrução intestinal, processos inflamatórios tipo apendicite, diverticulite e pancreatite podem ser iniciadas com soluços frequentes”, ressalta o gastroenterologista.

Casos de refluxo respondem positivamente ao tratamento clínico, que ajuda a controlar os sintomas da doença e, como consequência, os soluços são curados quando causados pelo refluxo. Outra forma de tratamento do refluxo é a cirurgia, que pode ser realizada por laparoscopia, e é indicada apenas em casos mais graves.

Contudo, o gastroenterologista adverte que é importante ter em mente que doenças cardíacas (Pericardites, por exemplo) também são fatores causais, bem como problemas neurológicos. “Quando o soluço começa a prejudicar a qualidade de vida é fundamental procurar um médico para ter o diagnóstico correto”, alerta Berger.

Vida Equilíbrio

Vida Equilíbrio

Quando em excesso, qualquer coisa faz mal. Por isso sempre dizemos que equilíbrio é a palavra chave. Nós, do Vida Equilíbrio, queremos informar a melhor maneira de atingir o equilíbrio entre corpo, mente e alma. Dicas de saúde e bem-estar estão aqui para te ajudar a levar uma vida mais equilibrada e feliz.

Leave a Comment