Pouco sono pode estar relacionado ao câncer de mama

outubro_rosa_sono_vida_equilibrioOutubro é considerado o mês oficial de combate ao câncer de mama. A luta contra doença ganha forças com a campanha Outubro Rosa, que tem a finalidade de incentivar o autoexame e a mamografia para, assim, ampliar as chances de diagnóstico precoce e, sobretudo, de cura.

De acordo com informações do INCA (Instituto Nacional de Câncer), o câncer de mama é o segundo tipo mais frequente no mundo, perdendo somente para o de pele, e o mais comum entre as mulheres, respondendo por 22% dos novos casos a cada ano. No Brasil, as taxas de mortalidade continuam elevadas, muito provavelmente porque a doença ainda é diagnosticada em estágios avançados.

A Consultora do Sono Renata Federighi, ressalta a importância da prevenção como o primeiro passo para combater a doença. “O câncer de mama é uma doença grave, mas que pode ser curada. Quanto mais cedo ele for detectado, mais fácil será curá-lo”, alerta.

A especialista ainda destaca a importância que os indivíduos devem ter quanto aos hábitos saudáveis e a possível relação entre o sono e o câncer de mama. “Recentemente, uma pesquisa realizada na Universidade de Tohoku, no Japão, mostrou que as mulheres que dormem regularmente seis horas ou menos por noite podem aumentar em 60% as chances de câncer de mama, em relação às mulheres que dormem regularmente sete horas. O estudo analisou os hábitos de quase 24 mil mulheres, durante oito anos”, acrescenta Renata.

Mostrando que o sono pode ser ainda mais importante, os pesquisadores verificaram que as mulheres que dormem por noite, em média, nove horas, têm 28% menos chances de contrair a doença. Os cientistas acreditam que a ligação entre um sono de má qualidade e a enfermidade pode estar na redução da produção do hormônio melatonina, originado no cérebro durante o sono e que tem como função regular o relógio interno do corpo.

Embora a necessidade das horas de sono seja uma característica individual, a média da população adulta necessita de sete a oito horas diárias para que haja um reparo das funções do organismo, já que dormir não é apenas uma necessidade de descanso mental e físico. “Durante a noite, as células precisam repousar completamente para não perder sua eficiência e sofrer mutações, que podem ser as causas para o aparecimento de um câncer. As poucas horas de sono também prejudicam o sistema imunológico e favorecem quadros inflamatórios, deixando o corpo mais vulnerável a tumores”, explica Renata.

Redação Vida Equilíbrio

 

Vida Equilíbrio

Vida Equilíbrio

Quando em excesso, qualquer coisa faz mal. Por isso sempre dizemos que equilíbrio é a palavra chave. Nós, do Vida Equilíbrio, queremos informar a melhor maneira de atingir o equilíbrio entre corpo, mente e alma. Dicas de saúde e bem-estar estão aqui para te ajudar a levar uma vida mais equilibrada e feliz.

Leave a Comment