Tecnologia a favor da vida

água

Foto: Corbis

Ao longo dos séculos, a tecnologia trouxe grandes benefícios à humanidade: mais saúde, conforto e melhor qualidade de vida. Todo o desenvolvimento transformou o mundo, mas exigiu muito da natureza, a ponto de corrermos o risco de sofrermos os efeitos da escassez de recursos naturais, indispensáveis à própria sobrevivência, a exemplo da falta de água potável, o que já é realidade em algumas regiões do mundo.

A mesma tecnologia, entretanto, que por anos contribuiu para levar à exaustão as reservas de água potável, pode ser utilizada, agora, para favorecer a reversão deste quadro – ou, ao menos, reduzir os impactos negativos desta evolução. São equipamentos e soluções que vão desde sistemas mais sofisticados que permitem a reutilização da água tratada até equipamentos de uso diário em residências, que podem proporcionar resultados significativos do consumo racional da água.

Um exemplo simples e ilustrativo são as lavadoras de alta pressão que, além de facilitar o trabalho de limpeza, favorecem a economia de recursos hídricos. Para se ter uma ideia, em uso residencial, uma máquina para este fim utiliza até oito vezes menos água do que uma torneira e ainda exige menos esforço na hora de lavar o carro ou o quintal. São produtos que oferecem agilidade e alta eficiência na hora da limpeza e a pressão de seus jatos removem manchas e sujeiras impregnadas, o que leva à economia de tempo e água. Como comparação, uma torneira comum pode ter uma vazão de até 20 litros por minuto, enquanto uma lavadora consome 5 litros por minuto. Esta diferença de vazão, aliada ao fato do menor tempo para executar a limpeza, assegura a grande economia de água.

Esta é uma das possíveis soluções disponíveis no mercado e extensível a edifícios, imóveis comerciais e indústrias, que podem se beneficiar destes produtos, fabricados especialmente para cada finalidade, e que certamente farão a diferença já em curto prazo. É importante lembrar que, além da economia de água, esta tecnologia contribui para a limpeza mais profunda de pisos, paredes, entre outras superfícies e locais, ajudando a evitar a proliferação de doenças. Ambiente limpo representa mais higiene, saúde e bem-estar para as pessoas.

A Organização das Nações Unidas define que cada pessoa precisa de 50 litros diários de água para atender as necessidades de consumo e higiene, no entanto, há países em que este índice chega a 150 litros ao dia por pessoa. Essa quantidade é diretamente relacionada ao nível de desenvolvimento e de renda do país. Então, por que não converter esses fatores para uso correto dos recursos?

Ainda que o Brasil seja privilegiado no que se refere às fontes de recursos hídricos, não está livre de tais ameaças e já registra diminuição de suas reservas de água em função do aumento do consumo, do desperdício e da poluição. A conservação dos recursos hídricos, aqui e no exterior, é indispensável e inadiável.

Porém isto não basta para afastarmos a ameaça da falta de água. A tecnologia não substitui a urgente adoção de medidas, hábitos e práticas, que começam na hora de lavar as mãos e a louça, passando por não “varrer” calçadas com mangueiras e sem o uso de vassouras, lavar quintais ou veículos e bicicletas deixando torneiras abertas, e na detecção e reparo de vazamentos. Isso não significa deixar de fazer, mas agir de forma mais consciente. Com estas e outras medidas, o uso racional dos recursos hídricos traz redução imediata do consumo de água, o que é bom no aspecto financeiro, para a vida das pessoas e do planeta.

*Texto por Antonio Luis Francisco, Diretor da JactoClean.

Tags:,
Vida Equilíbrio

Vida Equilíbrio

Quando em excesso, qualquer coisa faz mal. Por isso sempre dizemos que equilíbrio é a palavra chave. Nós, do Vida Equilíbrio, queremos informar a melhor maneira de atingir o equilíbrio entre corpo, mente e alma. Dicas de saúde e bem-estar estão aqui para te ajudar a levar uma vida mais equilibrada e feliz.

Leave a Comment