Terapia com florais

Um ambiente saudável e relaxante tem efeitos muito benéficos para o corpo e a mente. E Florais de Bach podem ajudar ainda mais. Esta é uma terapia desenvolvida por Edward Bach (1886-1936), médico e homeopata inglês. Existem 38 essências florais, sendo que 37 são compostas por flores silvestres, cada uma para um tipo diferente de problema emocional. Seja uma TPM particularmente difícil, ou ansiedade de uma criança prestes a viajar, uma terapia com floral poderá ajudar a acalmar os ânimos.

Por serem naturais e suaves, não há contraindicações, apenas alguns cuidados devem ser seguidos. Pessoas que não podem ingerir álcool, como crianças, gestantes e pacientes de doenças graves devem ficar atentos: os Florais têm 70% de água e apenas 30% de álcool, mas mesmo assim é recomendado cuidado. Os Florais de Bach não são reconhecidos como remédios, pois sua função não é curar nada, mas sim complementar. “As essências irão equilibrar os sentimentos vividos no momento para que a pessoa se sinta melhor para enfrentar a doença”, explica a terapeuta Maria Aparecida Neves. É recomendado o aconselhamento de um médico terapeuta que irá esclarecer quantas gotas deverão ser tomadas e por quanto tempo.

Por muitos anos existia apenas os Florais de Bach, mas hoje há inúmeros florais, como Califórnia, Alasca, Australiano, Florais de Minas, Saint German etc.

Um Floral para cada problema:

AGRIMONY – É o anseolítico do sistema Bach. Indicado para ansiedade, serve para obesidade e alcoolismo, medos físicos, medo de estar só, neurose da ansiedade, síndrome do pânico, pessoas que se preocupam muito com antecedência. Sempre fará emergir algo durante e depois do tratamento. É muito necessário acompanhar o tratamento, pois provavelmente será necessário o tratamento com outro floral.

ASPEN – Para medos ligados ao esoterismo, medos associados a religião e medo de dormir.

BEECH – Ele ajuda a adotar uma postura mais compreensiva e tolerante.

CENTAURY – Para pessoas que são usadas, submissas e servis, “capachos”, para pessoas que não conseguem dizer não. Por trás do CENTAURY normalmente há um LARCH (insegurança).

CERATO – Para pessoas indecisas que buscam opinião dos outros para tudo, que sempre pedem conselho e não tem confiança para tomar suas próprias decisões.

CHERRY PLUM – Para pessoas que tem impulso de fazer coisas horríveis. Indicado sempre que há falta de controle emocional , neurose obsessiva.

CHESTNUT BUD – Próprio para ajudar os que não aprendem as lições da vida, cometem sempre os mesmos erros. Ajuda a observar mais as experiências. Ótimo para fase de estudo, facilita o aprendizado. Indicado para a síndrome de Down.

CHICORY – Para os egoístas e possessivos, os que sempre querem agradar os outros pelo reconhecimento. Tipo material, superprotetor, que se sente rejeitado, incompreendido, fica magoado e ofendido quando as pessoas não reconhecem o que eles fazem de bom. Ajuda a amar e aconselhar sem exigir em troca amor e atenção.

CLEMATIS – Para personalidades “voadoras”, sempre sonhadoras, sempre no mundo da lua, tem sono à tarde, não tem interesse pelas coisas atuais, dispersivas, pessoas que escutam sem ouvir, olham sem ver. Costumam ter problemas de visão e audição. É muito bem associado ao CHESTNUT BUD. Traz a pessoa à realidade.

CRABB APPLE – É o antibiótico do sistema, é o remédio da limpeza, tanto física quanto psicológica, para pessoas que se sentem culpadas, sujas, para problemas com a pele, aversão e desgosto de si próprio. Indicado para processos infecciosos, hábitos perniciosos, aversão a contatos físicos, ideias fixas. Limpa a mente. É o depurador para a mente e o corpo.

ELM- Para pessoas assoberbadas de responsabilidade, que sentem que carregam um fardo sobre os ombros, que se sentem pressionados pelo trabalho e compromissos. Indicado para dores físicas. É o analgésico do sistema.

GENTIAN – Para depressão com causa conhecida. Dá coragem, anima. O lema é : “Eu serei bem sucedido”.

GORSE – Para os desesperados, pacientes com doença terminal. Faz a pessoa ter uma nova visão, para os que perdem a esperança por completo, casos graves, doenças em que nada dá resultado.

HEATHER – É o floral dos tagarelas, que trazem todo o assunto das conversas para elas. Para pessoas que ficam cutucando as outras, centradas em si mesmas.

HOLLY – Para qualquer tipo de estado negativo, ódio, desprezo, egoísmo, frustração, temperamentos violentos, vingativos. É usado para sentimentos explosivos que causam revolta. É o antídoto do ódio. Para quem tem raiva da vida. É a flor da amor. Para o ciúme.

HONEYSUCKLE – Para pessoas que vivem no passado, ficam presas no passado, serve para trazer as pessoas para o presente. Serve para viúvos, pessoas que moram no exterior e ficam com saudade, pessoas que perdem entes queridos e ficam presas a lembranças. É indicado para ajudar órfãos, pessoas mais velhas que vivem sozinhas. É floral das lembranças.

HORNBEAN – Para cansaço físico, mental, para pessoas que sentem que todo dia é 2ª feira de manhã. Dá força emocional. Para pessoas preguiçosas, sem força e energia.

IMPATIENS – Para pessoas irritadiças nervosas, que gostam de trabalhar sozinhas. Consideram todos com o pensar mais lento. Ótimo para inquietude e tensão mental.

LARCH – Dá autoconfiança, para timidez, insegurança, pessoas que não acreditam em si. Ajuda a mergulhar na vida, adquirir confiança. É o remédio da impotência masculina.

MIMULUS- Florais para o medo com causas conhecidas. Ótimo para timidez e pessoas retraídas, dá coragem as pessoas, é indicado para fobias, sensibilidade ao que é novo, para sexualidade reprimida.

MUSTARD – Para depressões cíclicas sem razão aparente. É muito pouco usado.

OAK – Para quem ignora os sinais de dor, trabalha demais e esconde o cansaço, luta até o fim, para pessoas que só ficam doentes sábado e domingo, para colapso de vitalidade. Mais usado como complemento de outro.

OLIVE – Para esgotamento físico e mental de quem está em recuperação de acidente, ou pessoas esgotadas. Para pessoas que se sentem exaustas e em total fadiga. Ótimo para reabastecer essa energia perdida.

PINE – Para sentimento de culpa, auto condenação, pessoas que se culpam por tudo, que trazem nos ombros a culpa do mundo, remorso, pessoas que se responsabilizam pelos outros.

RED CHESTNUT – Para medos desproporcionais, para pessoas que se preocupam demais com os outros, mães que não dormem quando o filho sai, ajuda a pessoa a devolver a devida proporção a preocupação.

ROCK ROSE – É o remédio do pânico, para pessoas que sentem extremo temor, para acidentes, enfermidades repentinas, risco de suicídio, para pessoas com um contato muito íntimo com o mal.

ROCK WATER – Para pessoas rígidas, que acham que todos devem segui-las, severas, reprimidas, ávidas de perfeição, indicado para pessoas com uma auto disciplina muito grande.

SCLERANTHUS – Para pessoas indecisas entre duas possibilidades (viajo ou fico?, vou ou não vou?, uma mulher ou outra), para instabilidade de humor, também indicado para enjoo.

STAR OF BETHLEHEN – É o floral da perda, de choques, traumas, para quem se separa de entes queridos, traumas causados por acidente. Neutraliza os efeitos de qualquer choque. Conforta as dores e as perdas.

SWEET CHESTNUT – Para angústia, tristeza profunda, aperto no peito, pessoas que acham a angústia insuportável. É “A noite escura da alma”.

VERVAIN- Para idealistas, dominadores, autoritários, fanáticos, sensíveis a injustiça, defendem os fracos e oprimidos. Caracteriza os mártires por alguma situação.

VINE – Para líderes, dominadores, inflexíveis, ditatoriais, pessoas que visando o fim usam qualquer meio, pessoas cruéis. Indicado para estabilizar pressão alta. Também indicado para pais que dominam o lar com mão de ferro.

WALNUT – É o remédio para mudanças, puberdade, menopausa, casar ou separar, ciclo menstrual, para pessoas que querem se livrar de influência, para quem quer mudar, mas fica preso, é quando chega o momento de dar grandes passos adiante, sensíveis a influências externas. Indicado para estados de transição, mudanças e hábitos arraigados.

WATER VIOLET – Para pessoas orgulhosas e indiferentes, pessoas que gostam de ser solitárias, independentes, seguras de si, sentem dores em silêncio. Ele ajuda a ser mais perceptível. É o remédio do orgulho.

WHITE CHESTNUT – Para pensamentos indesejados, que não conseguem parar de pensar em algo, é o floral do “disco arranhado”, para diálogo interno torturante, ideias fixas. Bom para neurose obsessiva.

WILD OAT – Para pessoas insatisfeitas entre a vontade e a realização, que está sempre perdida. É o remédio das almas perdidas. Bom para concursos e vestibulares. É o remédio para criar raízes.

WILD ROSE – Para pessoas resignadas e apáticas, totalmente na apatia, “É o meu carma”, É o meu destino”, conformadas com as situações. É muito útil na apatia, na aposentadoria.

WILLOW – Para o ressentimento, para pessoas amarguradas e rancorosas, para os que se acham injustiçados, para os egocêntricos com pena de si mesmos.

RESCUE – Para emergências (ROCK ROSE , IMPATIENS, STAR OF BETHLEHEN, CHERRY PLUM e CRABB APPLE).

Redação Vida Equilíbrio

Vida Equilíbrio

Vida Equilíbrio

Quando em excesso, qualquer coisa faz mal. Por isso sempre dizemos que equilíbrio é a palavra chave. Nós, do Vida Equilíbrio, queremos informar a melhor maneira de atingir o equilíbrio entre corpo, mente e alma. Dicas de saúde e bem-estar estão aqui para te ajudar a levar uma vida mais equilibrada e feliz.

Leave a Comment