Teste da Orelhinha agora é obrigatório

orelha de bebê

Foto: Corbis

O teste da orelhinha identifica possíveis problemas auditivos nos bebês, contribuindo para que a sua adaptação à vida e à fala seja muito mais fácil e próxima do normal. Hoje, o teste de emissões otoacústicas evocadas, também conhecido como teste de acuidade auditiva, é realizado apenas em alguns hospitais e maternidades públicas, embora já seja exigido por lei em vários estados e municípios. Desde o dia 3 de agosto, porém, graças à Lei 12.303, sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o exame tornou-se obrigatório em todos os hospitais e maternidades do país, públicos ou privados.

“Este é um avanço fantástico, coloca o Brasil entre os países desenvolvidos na lista de cuidados neonatais obrigatórios. Mas é preciso estruturar a rede para oferecer tratamento e acompanhamento aos bebês que apresentarem deficiência auditiva, através de uma equipe multidisciplinar”, adverte Leandro Franchi, diretor-clínico do Hospital CEMA.

O teste é realizado com o bebê dormindo, dura cerca de dez minutos e o resultado sai na hora. Um fone (acoplado a um computador) é colocado na orelhinha. O aparelho emite sons de fraca intensidade e recolhe as respostas que a orelha interna do bebê produz. Quanto mais cedo for realizado, melhor. “O ideal é fazer o exame enquanto a criança ainda está no hospital”, diz o médico. Segundo ele, os hospitais e maternidades poderão se adequar rapidamente à lei, já que o aparelho não tem preço proibitivo. Mas, alerta Franchi, o teste aponta apenas se a criança ouve bem ou mal. “Se houver qualquer suspeita de perda auditiva, são necessários outros exames para definir o diagnóstico e o tratamento adequado”.

Hoje as causas mais comuns para transtornos auditivos em recém-nascidos, como a rubéola materna, são facilmente tratados com os cuidados pré-natais. Ainda assim de 2 a 4 bebês entre cada mil nascidos têm problemas auditivos, segundo na Sociedade Brasileira de Pediatria. O diagnóstico precoce, feito até os seis meses de idade, permite que a adaptação à linguagem seja mais rápida e fácil desde o início.

Vida Equilíbrio

Vida Equilíbrio

Quando em excesso, qualquer coisa faz mal. Por isso sempre dizemos que equilíbrio é a palavra chave. Nós, do Vida Equilíbrio, queremos informar a melhor maneira de atingir o equilíbrio entre corpo, mente e alma. Dicas de saúde e bem-estar estão aqui para te ajudar a levar uma vida mais equilibrada e feliz.

Leave a Comment