Você já cuidou da sua voz hoje?

voz

Foto: Corbis

A voz é resultado do ar que sai dos pulmões e faz vibrar as pregas vocais na laringe, por isso, cada pessoa tem suas próprias características de voz, que é uma importante ferramenta da comunicação e expressão. A voz é um instrumento de trabalho para muitos profissionais, como vendedores, professores, locutores, palestrantes, cantores e artistas de teatro.

Quem tem a voz como instrumento de trabalho, precisa redobrar os cuidados, sabendo o que evitar e como reconhecer alguns sintomas, afinal, pequenos cuidados, além da visita periódica ao médico, podem ajudar a manter a saúde da voz em dia. O mau uso da voz pode trazer alterações anatômicas nas pregas vocais, entre elas edemas, nódulos, pólipos e sulcos.

Ou seja, fatores que podem aparecer nas estruturas da laringe originando os distúrbios da voz. Os sintomas são pigarro, ardência na garganta, cansaço ao falar, ronquidão, falta de volume e projeção da voz, tensão cervical e sensação de corpo estranho na garganta. “As disfonias podem ser resultados de problemas orgânicos ou emocionais. É fundamental que sejam avaliados por otorrinolaringologistas”, explica o Dr. Odilon Ferreira Neto.

Para o especialista, é muito importante que as pessoas aprendam a cuidar da voz e a perceber possíveis alterações que podem resultar em doenças. Outras atitudes podem ajudar na prevenção, como não fumar ou utilizar drogas, ingerir bebidas muito quentes ou muito geladas, pigarrear e tossir, além de abusar de café e chocolates, pois estes alimentos aumentam o muco no trato respiratório. “Além disso, é importante não abusar da voz, seja com gritos ou mesmo se aventurando nos karaokês de fins de semana, e evitar mudanças bruscas de temperatura e o uso do ar-condicionado”, completa.

Entre as dicas de cuidados estão algumas ações bem simples, que podem se tornar grandes benefícios para a manutenção de uma voz saudável:

  1. hidratar-se com 1 a 1,5 litros de água por dia;
  2. manter um período de repouso vocal ao dia;
  3. alimentar-se de forma saudável, ingerindo frutas e verduras (a maçã é um excelente alimento, pois é adstringente e a mastigação exercita a musculatura facial);
  4. evitar o cigarro e não exagerar no café e nas bebidas alcoólicas;
  5. manter postura ereta enquanto fala;
  6. procurar avaliação periódica com otorrinolaringologista e fonoaudiólogos;
  7. evitar automedicação e soluções caseiras como gengibre, pastilhas e gargarejos.
Vida Equilíbrio

Vida Equilíbrio

Quando em excesso, qualquer coisa faz mal. Por isso sempre dizemos que equilíbrio é a palavra chave. Nós, do Vida Equilíbrio, queremos informar a melhor maneira de atingir o equilíbrio entre corpo, mente e alma. Dicas de saúde e bem-estar estão aqui para te ajudar a levar uma vida mais equilibrada e feliz.

Leave a Comment