Alongamento ajuda a enfrentar trânsito sem dores no corpo

alongamento

Foto: Corbis

Férias é época de estradas lotadas e dirigir por mais de duas horas pode causar dores nas costas e nas pernas. Portanto, para não estragar o passeio a dica é fazer alongamento antes e depois da viagem.

De acordo com o ortopedista do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos, Agnaldo de Oliveira Júnior, é importante fazer paradas para alongar a musculatura. O alongamento pode ser feito em pé ou sentado: com os joelhos retos a pessoa deve tentar alcançar os pés com as mãos. “Ficar sentado por longos períodos exerce uma pressão maior na coluna vertebral e encurta o músculo posterior da coxa, o que implica no surgimento de dores que atingem as costas e podem se irradiar para as pernas”, alerta o especialista.

O hábito de dirigir com uma carteira no bolso traseiro da calça também não é indicado, pois o volume comprime os músculos na região glútea, podendo provocar dores na perna.

Outra dica para amenizar os efeitos das longas viagens é quanto ao banco do motorista: a posição mais indicada é o encosto ligeiramente inclinado para trás, com a coluna anatomicamente acomodada. O ortopedista sugere a utilização de uma almofada de apoio em casos de hiperlordose, isto é, quando a pessoa tem uma curvatura acentuada na região cervical e lombar da coluna.

O médico ressalta, no entanto, que o alongamento deve ser adotado como prática diária, independente de viagens longas. “É fundamental procurar manter a musculatura fortalecida. Além de alongamentos feitos pela manhã e à noite, caminhadas também são indicadas.”

Vida Equilíbrio

Vida Equilíbrio

Quando em excesso, qualquer coisa faz mal. Por isso sempre dizemos que equilíbrio é a palavra chave. Nós, do Vida Equilíbrio, queremos informar a melhor maneira de atingir o equilíbrio entre corpo, mente e alma. Dicas de saúde e bem-estar estão aqui para te ajudar a levar uma vida mais equilibrada e feliz.

Leave a Comment