27 de julho de 2012 | Saúde

Boa visão e proteção contra doenças são essenciais para os brasileiros com mais de 50 anos

Pesquisa revela o que a população considera fundamental para envelhecer com saúde e autonomia

terceira idade

Foto: Corbis

Ter imunidade contra doenças e manter uma boa visão é prioridade para 34% dos brasileiros com mais de 50 anos, de acordo com pesquisa inédita realizada pelo Ibope. O levantamento, patrocinado pelo multivitamínico Centrum Select, da Pfizer Consumer Healthcare, realizado em março deste ano, ouviu 2.002 pessoas, em todas as regiões País, com o objetivo de avaliar o que os brasileiros consideram fundamental para envelhecer de forma saudável e autônoma.

Defesa contra doenças

O processo de envelhecimento pode debilitar o sistema imunológico e para manter seu funcionamento adequado e evitar a ocorrência de doenças, uma alimentação balanceada e nutritiva é essencial. “Com o consumo regular de frutas, verduras, cereais e carnes magras, o corpo consegue grande parte dos nutrientes necessários para uma vida saudável. O uso de suplementos vitamínicos complementa a dieta e potencializa os nutrientes dos alimentos, reforçando o sistema imunológico”, explica a nutricionista Evie Mandelbaum.

Muitas pessoas consideram que uma boa alimentação está ligada à quantidade, quando, na verdade, a alimentação saudável está relacionada à escolha de alimentos nutricionalmente ricos e dentro da proporção correta dos grupos alimentares, o que dificilmente ocorre no dia a dia.

O bom funcionamento do sistema imunológico depende de uma alimentação rica em nutrientes como zinco, ferro, manganês, cobre e vitaminas A, C e E, que também podem ser obtidos por meio da suplementação, como a proporcionada por Centrum Select.

De olho na saúde ocular

Pessoas com mais de 50 anos podem manter o mesmo ritmo de vida, mas sem esquecer as necessidades específicas da idade. Com o envelhecimento, a saúde ocular passa a requerer cuidados especiais. Além de ir regularmente ao oftalmologista, o consumo de antioxidantes e de luteína ajuda na prevenção de doenças e na manutenção da saúde dos olhos.

“Os antioxidantes são aliados da saúde ocular e retardam a progressão de doenças oculares degenerativas – como a degeneração macular –, mas as quantidades necessárias para essa ação são maiores do que as ingeridas com a alimentação diária. Nesses casos é essencial o uso de suplementos com vitaminas e minerais antioxidantes e luteína, que protegem as células dos radicais livres e contribuem para a saúde ocular”, afirma o oftalmologista Francisco Max Damico, da Faculdade de Medicina da USP.

Leia mais em:
Comente!

  •  

Confira
Newsletter

Cadastre-se abaixo e receba os artigos do site em seu e-mail!

Últimas atualizações
Parceiros
Quem Somos | Fale Conosco | Política de Privacidade | Criação de sites
Vida e Equilíbrio | (11) 5539-7227 | Av. Gen. Ataliba Leonel, 93 - Conjunto 94 - 02033-000 - São Paulo (SP) 2nd