Dançar faz bem, mas pode provocar fratura por estresse

euritmia

Euritmia

Homens e mulheres que dançam profissionalmente ou que se dedicam à paixão pela dança várias horas por semana são mais suscetíveis à fratura por estresse. A queixa de uma dor gradual, que geralmente aumenta com as atividades físicas e diminui quando estão em repouso, é um sinal claro do problema. Sem saber exatamente onde dói, preocupam os médicos – já que por um simples raio-X muitas vezes a fratura não é identificada. Nesses casos, exames mais sofisticados, como cintilografia e ressonância magnética, são necessários. Estudo divulgado no jornal “Topics in Magnetic Resonance Imaging” aponta que entre 7% e 20% das lesões tratadas em atletas se referem a fraturas parciais, por esforço repetitivo.

“As fraturas por estresse acometem mais a tíbia (canela da perna), os metatarsos (ossos do pé) e a fíbula (osso da parte externa da perna)”, diz o doutor Edson Sato, médico radiologista do Centro de Diagnósticos Brasil (CDB), em São Paulo. “Bailarinas costumam sofrer fraturas nos ossos do pé, mais precisamente no segundo e terceiro metatarso”.

Na opinião do especialista, grande parte das fraturas por estresse repetitivo se deve a um súbito aumento da carga horária dos treinos. Mas também ocorrem por conta de calçados impróprios para a dança. “Quando a dor se torna mais constante, o ideal é procurar um ortopedista imediatamente e prosseguir com a investigação diagnóstica. Em casos menos críticos, o paciente se recupera entre seis e oito semanas de repouso. Mas nos casos mais graves, em que mesmo com muito repouso o osso não se consolida, pode ser necessária uma intervenção cirúrgica seguida de fisioterapia”, diz Sato.

Vida Equilíbrio

Vida Equilíbrio

Quando em excesso, qualquer coisa faz mal. Por isso sempre dizemos que equilíbrio é a palavra chave. Nós, do Vida Equilíbrio, queremos informar a melhor maneira de atingir o equilíbrio entre corpo, mente e alma. Dicas de saúde e bem-estar estão aqui para te ajudar a levar uma vida mais equilibrada e feliz.

Leave a Comment