20 de julho de 2012 | Lazer & Bem-Estar

Dançar faz bem, mas pode provocar fratura por estresse

Somente exames mais sofisticados são capazes de diagnosticar o que não se vê no raio-X

euritmia

Euritmia

Homens e mulheres que dançam profissionalmente ou que se dedicam à paixão pela dança várias horas por semana são mais suscetíveis à fratura por estresse. A queixa de uma dor gradual, que geralmente aumenta com as atividades físicas e diminui quando estão em repouso, é um sinal claro do problema. Sem saber exatamente onde dói, preocupam os médicos – já que por um simples raio-X muitas vezes a fratura não é identificada. Nesses casos, exames mais sofisticados, como cintilografia e ressonância magnética, são necessários. Estudo divulgado no jornal “Topics in Magnetic Resonance Imaging” aponta que entre 7% e 20% das lesões tratadas em atletas se referem a fraturas parciais, por esforço repetitivo.

“As fraturas por estresse acometem mais a tíbia (canela da perna), os metatarsos (ossos do pé) e a fíbula (osso da parte externa da perna)”, diz o doutor Edson Sato, médico radiologista do Centro de Diagnósticos Brasil (CDB), em São Paulo. “Bailarinas costumam sofrer fraturas nos ossos do pé, mais precisamente no segundo e terceiro metatarso”.

Na opinião do especialista, grande parte das fraturas por estresse repetitivo se deve a um súbito aumento da carga horária dos treinos. Mas também ocorrem por conta de calçados impróprios para a dança. “Quando a dor se torna mais constante, o ideal é procurar um ortopedista imediatamente e prosseguir com a investigação diagnóstica. Em casos menos críticos, o paciente se recupera entre seis e oito semanas de repouso. Mas nos casos mais graves, em que mesmo com muito repouso o osso não se consolida, pode ser necessária uma intervenção cirúrgica seguida de fisioterapia”, diz Sato.

Leia mais em: , ,
Comente!

  •  

Confira
Newsletter

Cadastre-se abaixo e receba os artigos do site em seu e-mail!

Últimas atualizações
Parceiros
Quem Somos | Fale Conosco | Política de Privacidade | Criação de sites
Vida e Equilíbrio | (11) 5539-7227 | Av. Gen. Ataliba Leonel, 93 - Conjunto 94 - 02033-000 - São Paulo (SP) 2nd