23 de novembro de 2010 | Destaque, Saúde

Distúrbios do sono podem causar problemas de visão

A apneia do sono pode ser associada a algumas condições oftalmológicas como o glaucoma

sono

Foto: Corbis

Os distúrbios do sono podem se tornar um problema crônico, podendo causar até a morte. A apneia é caracterizada pela parada da respiração durante o sono, um distúrbio que está associado ao ronco. O ronco é causado por um estreitamento das vias aéreas o que dificulta a passagem do ar, levando ao barulho e também à apneia, que pode ainda causar acidentes de trânsito, devido à perda da qualidade do sono, além de transtornos sociais e psicológicos.

A apneia do sono pode ser associada a algumas condições oftalmológicas como o glaucoma – distúrbio visual que pode levar a cegueira. Por isso as visitas ao oftalmologista devem ser regulares assim como as idas ao dentista. A apneia, além de aumentar o risco de doenças cardíacas, pode também afetar os olhos devido ao seu sistema vascular ser muito sensível. Alterações como diminuição do oxigênio sanguíneo reduz a espessura no nervo retinal, o que leva ao glaucoma.

É aconselhado que pacientes com apneia do sono façam exames periódicos para avaliar sinais precoces de glaucoma, segunda maior causa de cegueira. Da mesma forma, pacientes com distúrbios ópticos devem ficar atentos e apurar a presença de apneia. Distúrbios do sono podem ser tratados com médicos ou dentistas do sono, nos casos de glaucoma deve haver ajuda de um oftalmologista.

Leia mais em: , ,
Comente!

  •  

Confira
Newsletter

Cadastre-se abaixo e receba os artigos do site em seu e-mail!

Últimas atualizações
Quem Somos | Fale Conosco | Política de Privacidade | Criação de sites
Vida e Equilíbrio | (11) 5539-7227 | Av. Gen. Ataliba Leonel, 93 - Conjunto 94 - 02033-000 - São Paulo (SP) 2nd