Ruídos podem fazem mal à saúde

Estamos na rua, no trabalho, descansando em casa. De repente um mal estar se instala na boca do estômago, uma sensação sem nome começa. Já viu esse filme antes? Pois é, talvez o culpado disso tudo sejam os ruídos. Eles são responsáveis por perda de desempenho cognitivo, dores de cabeça, estresse no sistema circulatório, respiratório e digestivo. Às vezes nem sequer conseguimos captar o som, mas isso não significa que o corpo não está reagindo a ele. Nosso sistema nervoso transforma vibrações que não possuem um condutor (inaudíveis) em sensações, algumas agradáveis e outros nem tanto.

O ouvido humano capta, normalmente, frequências entre 20 e 20 mil Hz. Abaixo disso entra o campo chamado infra-sons; acima dos ultra-sons, vibrações não mais perceptíveis, mas que podem causar danos ao nosso organismo. Acima de 50 db os sons podem ser considerados nocivos, e aos 120 db causam dor. O órgão que mais sofre com esta exposição é o cérebro. Ruídos em excesso podem provocar emoções violentas, repercutindo em todo o organismo. Mesmo em repouso o cérebro presta atenção ao ambiente, por isso qualquer mudança repentina pode afetar as ondas cerebrais, prejudicando a qualidade do sono.

Redação Vida Equilíbrio

Tags:, ,
Vida Equilíbrio

Vida Equilíbrio

Quando em excesso, qualquer coisa faz mal. Por isso sempre dizemos que equilíbrio é a palavra chave. Nós, do Vida Equilíbrio, queremos informar a melhor maneira de atingir o equilíbrio entre corpo, mente e alma. Dicas de saúde e bem-estar estão aqui para te ajudar a levar uma vida mais equilibrada e feliz.

Leave a Comment