Saiba aproveitar as comidas típicas de festas juninas de forma saudável

amendoim

Foto: Corbis

Amendoim, pipoca, milho verde e quentão são alguns dos itens obrigatórios das festas juninas e, também, dos mais calóricos. O clima frio e a variedade de iguarias induzem ao exagero e ao descontrole alimentar. Segundo o nutrólogo Celso Cukier, do Hospital e Maternidade São Luiz, o ideal é se policiar a todo momento durante a festa. “Diante de tanta comida, as pessoas acabam não conseguindo escolher os alimentos que preferem e experimentam de tudo um pouco, ou muito”.

Os pratos mais famosos da comemoração não são vistos como vilões para o organismo em geral. O que causa preocupação é o seu preparo. “O milho, por exemplo, é rico em proteínas e carboidratos e não possui alto teor calórico, mas quando são acrescentados a ela o sal e a manteiga, pode se tornar bem perigoso”, explica o nutrólogo. “Não precisamos encher a pipoca e o milho de sal. Eles podem ser consumidos naturalmente e continuam deliciosos. Temos marcas de pipocas com baixo teor de óleo ou gordura vegetal que também podem ser uma boa opção. O amendoim é, de todas as especiarias, a mais calórica, principalmente, o que possui a casquinha branca e o torrado com sal”, finaliza.

O abuso dos doces também deve ser controlado e é extremamente importante se hidratar frequentemente. O vinho quente e o quentão costumam ter pouco teor alcoólico e por se tratarem de bebidas quentes também trazem uma sensação de conforto. Ainda assim, quando são consumidos em grande quantidade, podem fazer mal à saúde como qualquer outra bebida alcoólica.

O tempo frio que faz parte do clima da festa acaba sendo um tanto culpado pelos exageros, porém, o nutrólogo alerta que, o gasto energético extra que temos no inverno, devido ao esforço do corpo para manter uma temperatura ideal, não justifica os exageros. “A sensação de fome aumenta no frio. É um mecanismo natural do corpo para repor energias. O interessante é que nesses momentos, temos uma tendência a desejar alimentos mais calóricos, mas o ideal é optar pelas sopas e caldos que trazem conforto à temperatura do corpo. Para consumir menos, podemos fazer um lanche antes de ir para a festa. Assim vamos conseguir apreciar todas as especiarias. Quando nossa alimentação está harmônica, nosso corpo reage bem e evitamos maiores problemas”, finaliza.

Tags:,
Vida Equilíbrio

Vida Equilíbrio

Quando em excesso, qualquer coisa faz mal. Por isso sempre dizemos que equilíbrio é a palavra chave. Nós, do Vida Equilíbrio, queremos informar a melhor maneira de atingir o equilíbrio entre corpo, mente e alma. Dicas de saúde e bem-estar estão aqui para te ajudar a levar uma vida mais equilibrada e feliz.

Leave a Comment