27 de junho de 2012 | Lazer & Bem-Estar

Trabalho noturno pode influenciar na qualidade do sono

Efeitos são sentidos de imediato e incluem sonolência, fadiga e falta de atenção

mulher dormindo

Foto: Corbis

As novas oportunidades de emprego no horário noturno levam um número cada vez maior de pessoas a optarem por mudar de vida e também o seu horário de trabalho. Para isso, se dispõem a trocar o trabalho diurno pelo noturno ou mesmo participar do revezamento de turnos. O que essas pessoas não imaginam é que essa decisão pode ter consequências para a saúde.

Segundo Renata Federighi, consultora do sono da Duoflex, trocar a noite pelo dia pode prejudicar e muito à saúde do individuo. “O sono diurno nunca compensa em termos de qualidade e também de quantidade as horas não dormidas no período da noite. Fatores como ausência da luz, a temperatura do corpo, além da secreção da melatonina, são encontrados apenas durante o sono noturno”, afirma Renata.

Segundo ela, os efeitos são sentidos de imediato, logo na troca de rotina e incluem sonolência, fadiga, falta de atenção, deficiência quanto à memória e raciocínio, além da predisposição a doenças ligadas à baixa imunidade, como gripes, problemas cardiovasculares e metabólicos.

Ainda segundo a consultora do sono, “quem troca a noite pelo dia pode desenvolver predisposição à obesidade. Algo decorrente da ação incorreta do hormônio da saciedade chamado de leptina, sem contar a maior resistência à ação da insulina, que afeta os indivíduos que possuem diabetes”.

Ainda assim, Renata alerta que outros pontos podem ser afetados diretamente quando se opta por trabalhar no período noturno. “Muitos trabalhadores que aderem a essa rotina tendem a manifestar problemas gástricos como: azia, má digestão, úlceras gástricas, irritações no cólon. Isso porque ao optarem por essa prática, as pessoas têm a tendência de se descuidarem da alimentação correta”, explica.

8 dicas para se ter um sono de qualidade

  1. Ter horários pré-definidos para dormir e acordar ;
  2. Ir para a cama somente quando estiver com sono;
  3. Deixar de ler e assistir tv antes de dormir;
  4. Evitar alimentos gordurosos e também evitar álcool e cafeína;
  5. Reduzir o nível de atividades físicas ;
  6. Dê preferência a locais escuros ;
  7. Fique atento na escolha pelo travesseiro e colchão;
  8. A postura durante o é fundamental para que se tenha uma ótima noite de sono.

Leia mais em:
Comente!

  •  

Confira
Newsletter

Cadastre-se abaixo e receba os artigos do site em seu e-mail!

Últimas atualizações
Quem Somos | Fale Conosco | Política de Privacidade | Criação de sites
Vida e Equilíbrio | (11) 5539-7227 | Av. Gen. Ataliba Leonel, 93 - Conjunto 94 - 02033-000 - São Paulo (SP) 2nd