10 dicas para se manter a forma nas festas de fim de ano

balança

Foto: Corbis

Todo ano é a mesma coisa (ou quase). As festas de Natal e Ano-Novo, especialmente a primeira, são comemorações em que, embalados pela reunião da família e pela quantidade de gostosuras dispostas à mesa, acabamos comendo em excesso e bebemos demais. Por essas e outras que o Natal é um dos momentos mais difíceis do ano para mantermos um plano de alimentação adequado. Há pessoas que “recuperam” nos festejos de Natal boa parte das calorias perdidas com muito suor nas semanas anteriores…

Mas, segundo a Dra. Noádia Lobão, nutricionista funcional, nem tudo está perdido. Não precisamos ser “anti-sociais” e recusar tudo que nos é oferecido, com o receio de “sairmos obesos” das festas de fim de ano. Com um pouco de conhecimento sobre os alimentos e com o uso de algumas estratégias, podemos curtir essas festas sem o fantasma das “roupas que não entram depois…”. Não há nada de errado em festejar, desde que com atitudes mais saudáveis.

Seguem, então, 10 dicas para controlar o peso no natal e possamos manter a forma:

  1. Não pule as refeições: o “eu vou pular para compensar a ceia” muitas vezes é um “tiro que sai pela culatra”. Mantenhas as refeições regulares para não comer além da conta em uma delas.
  2. Olhe para a mesa posta com os pratos suculentos de natal – dê uma boa olhada em volta, sem o prato na mão. Em seguida, escolha as principais opções que você quer experimentar. Não precisa experimentar todas elas. Assim que tiver decidido, aí sim pegue um prato e se sirva.
  3. Faça pequenos lanches (mesmo que esteja sem fome) antes da ceia. O lanche deve ser de baixas calorias, com nozes, vegetais crus, uma fruta (maçã, pêra, ameixa) ou frutas secas (damasco).
  4. Coma consciente, sem abrir mão do prazer. Não coma para provar nada a ninguém, mesmo com toda pressão para experimentar e aprovar a comida.
  5. Recuse as porções extras e não se empolgue com os elogios como “a farofa está fantástica!” ou “a torta está absolutamente divina”.
  6. Consuma bebida alcoólica com inteligência e limite. O álcool pode estimular seu apetite – exatamente o que você não quer que aconteça. Peça água para acompanhar a bebida. Exemplo: beber 1 taça de vinho com 1 copo de água.
  7. Coma devagar e consciente, esqueça a pressa, mastigue bem os alimentos de modo a dar tempo ao organismo para estimular a produção de substâncias que tenham efeito imediato sobre a saciedade.
  8. Repouse os talheres a cada garfada e só os segure novamente quando o alimento for ingerido.
  9. Fique atento com os beliscos: procure evitar biscoitos ou chocolates. Lembre-se de que cada mordida extra adiciona muitas calorias. Só coma o seu favorito se for inevitável e, mesmo assim, com moderação e equilíbrio.
  10. Não deixe de praticar as atividades físicas que vinha praticando e divirta-se com as brincadeiras comuns nessas festividades. Isto proporciona momentos prazerosos e deixa você muito mais animado antes e após as refeições. Com isso, é claro, a sua atenção não vai ficar voltada o tempo todo para a comida e você poderá se manter longe da mesa, pelo menos por um tempo…
Tags:
Vida Equilíbrio

Vida Equilíbrio

Quando em excesso, qualquer coisa faz mal. Por isso sempre dizemos que equilíbrio é a palavra chave. Nós, do Vida Equilíbrio, queremos informar a melhor maneira de atingir o equilíbrio entre corpo, mente e alma. Dicas de saúde e bem-estar estão aqui para te ajudar a levar uma vida mais equilibrada e feliz.

Leave a Comment