Aproveite até a casca!

Grande parte das pessoas jogam fora partes valiosas dos alimentos. Pecado mortal! Os talos, cascas e sementes de frutas e vegetais sofrem preconceito e acabam no lixo, mas eles fazem um bem danado à saúde. Ricos em vitaminas e fibras, alguns são até 40 vezes mais saudáveis do que a própria fruta, verdura ou legume. Um exemplo disto é a laranja, cuja casca possui mais cálcio do que a polpa. A casca do abacaxi, de acordo com a Tabela de Composição Química das Partes não Convencionais dos Alimentos, do Sesi, é rica em vitamina C, que aumenta as defesas do organismo, que previne e combate infecções como a gripe.

A folha da cenoura é fonte de proteína, que ajuda na formação e manutenção dos órgãos e na cicatrização, e em lipídios, responsável por regular a temperatura corporal, fornece energia e facilita o transporte de nutrientes pelo corpo. O talo da salsinha, que normalmente vai direto para o cesto de lixo, tem grande concentração de fibra, que ajuda a controlar os níveis de açúcar e gordura no sangue, ajudando na prevenção contra diabetes e doenças do coração. Também ajuda o intestino a funcionar 100%, além de ser rico em cálcio, responsável pela formação e manutenção dos ossos. E não vamos esquecer das sementes! Sementes de abóbora podem ser usados como deliciosos petiscos, mas elas têm 28 vezes mais fibras do que a polpa. Sementes de jaca também podem ser torradas e trituradas, virando uma farinha super nutritiva e pode ser usada para fazer bolos e tortas. Até a casca do ovo pode virar farinha: fonte de cálcio, ela pode ser triturada e misturada com a farinha convencional. ” A utilização integral dos alimentos possibilita uma maneira de incrementar a culinária diária, criando receitas enriquecidas nutricionalmente. Podem ser boas fontes de fibras, vitaminas e sais minerais, quando se implanta corretamente esses alimentos no cotidiano das famílias”, explica Júlio Sérgio Marchini, professor de Nutrologia.

Gostou? Então veja algumas receitas :

Docinho Verde

Ingredientes:

– 1 xícara (chá)

– couve picada; 1/2 xícara (chá)

– talos de couve picados;

– 1/2 xícara (chá) água para bater a couve;

– 1 lata leite condensado;1 colher (sopa) margarina;

– 1 xícara (chá) soja e 1 xícara (chá) amendoim torrado.

Modo de preparo: bata a couve no liquidificador com os talos. Reserve. Em uma panela, acrescente o leite condensado, a couve, a margarina e mexa até ficar no ponto de enrolar. Leve para gelar. Torre a soja por 20 minutos. Bata no liquidificador com o amendoim. Reserve. Enrole os docinhos e coloque por cima um pouco de farofa de soja com amendoim.

 

Tempo de preparo: 30 minutos.

Rendimento: 30 porções.

Valor calórico da porção: 71,19 kcal.

 

Compota de nabo com cenoura

Ingredientes:

– 2 xícaras (chá) nabo ralado,

– 1/2 litro água,

– 1 unidade limão (suco),

– 3 xícaras (chá) açúcar,

– 5 colheres (sopa) casca de laranja

– 2 xícaras (chá) cenoura.

 

Modo de preparo: Deixe o nabo de molho em água fervente e suco de limão. Coe e reserve. Em uma panela, coloque o açúcar, a água, a casca de laranja fazendo uma calda rala. Adicione a cenoura e deixe cozinhar. Sirva frio.

Tempo de preparo: 50 minutos.

Rendimento: 6 porções;

Valor calórico da porção: 309,42 Kcal.

Redação Vida Equilíbrio

Vida Equilíbrio

Vida Equilíbrio

Quando em excesso, qualquer coisa faz mal. Por isso sempre dizemos que equilíbrio é a palavra chave. Nós, do Vida Equilíbrio, queremos informar a melhor maneira de atingir o equilíbrio entre corpo, mente e alma. Dicas de saúde e bem-estar estão aqui para te ajudar a levar uma vida mais equilibrada e feliz.

Leave a Comment