Câimbra pode indicar existência de problemas circulatórios

correndo

Foto: Corbis

A câimbra é uma contração involuntária e dolorosa da musculatura, especialmente dos membros inferiores, causada geralmente pela falta de alongamento, de água ou de potássio. Porém, câimbras muito frequentes merecem investigação médica. Câimbras que acontecem três vezes por semana ou até diariamente podem sinalizar má circulação resultante de doenças circulatórias como arteriosclerose, isquemia e insuficiência venosa.

O cirurgião vascular Walter Campos, do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos, comenta que o estreitamento ou obstrução dos vasos impede que o sangue leve oxigênio às células. “As câimbras aparecem devido ao ácido lático produzido na ausência de oxigênio”, explica.

Segundo Campos, a panturrilha (batata da perna) é a região mais acometida por câimbras resultantes de problemas circulatórios. Outros sintomas da má circulação são sensação de peso, cansaço e inchaço nas pernas e/ou pés. O médico frisa que os principais fatores de risco para o desenvolvimento de doenças vasculares são obesidade, tabagismo, sedentarismo, hipertensão e diabetes. Assim, para prevenir o desenvolvimento de problemas circulatórios a adoção de hábitos saudáveis é fundamental.

Crises de câimbras por doenças circulatórias não têm tempo médio de duração, pois podem variar de segundos a minutos. Campos orienta alongar gradativamente o músculo atingido, sem forçá-lo. O especialista destaca ainda que nem todas as câimbras são necessariamente indicações de doenças vasculares. “Em caso de câimbras frequentes vale a pena consultar um médico vascular para avaliação.”

Vida Equilíbrio

Vida Equilíbrio

Quando em excesso, qualquer coisa faz mal. Por isso sempre dizemos que equilíbrio é a palavra chave. Nós, do Vida Equilíbrio, queremos informar a melhor maneira de atingir o equilíbrio entre corpo, mente e alma. Dicas de saúde e bem-estar estão aqui para te ajudar a levar uma vida mais equilibrada e feliz.

Leave a Comment