Especialista fala dos benefícios de uma alimentação saudável
Com o dia a dia moderno das cidades grandes, manter uma vida regrada e uma alimentação saudável pode parecer um desafio para muitas pessoas. Cachorros-quentes, hambúrgueres, coxinhas e outros salgados podem ser muito práticos e gostosos ao paladar, mas em longo prazo podem trazer vários problemas à saúde como colesterol, hipertensão e até mesmo diabetes. Para chamar atenção sobre os prejuízos da má alimentação a nutricionista do Hospital e Maternidade São Cristóvão, Cintya Bassi explica como nossos hábitos podem melhorar a qualidade de vida.
“Hábitos alimentares inadequados estão relacionados a doenças como gastrite, hipertensão, obesidade, anemia e problemas cardiovasculares”, comenta Cintya. Além de cuidar da saúde, o consumo de alimentos nutritivos ajuda também na sua beleza, unhas, cabelos e pele são os grandes beneficiários de uma alimentação saudável.
Para nutricionista uma boa nutrição inclui no cardápio alimentos ricos em nutrientes e “variar a escolha dos alimentos, para obter diferentes propriedades, alimentar-se a cada três horas, evitando longos períodos em jejum, para não alterar o metabolismo e exagerar nas refeições seguintes, evitar o consumo exagerado de alimentos ricos em açúcares e gorduras, preferir os alimentos assados, grelhados ou cozidos e evitar frituras e consumir alimentos integrais e ricos em fibras, como legumes, verduras e frutas” explica.
Cintya ainda explica que existem alguns alimentos prontos para o consumo que podem nos ajudar a manter uma dieta nutritiva “as frutas que não necessitam de muita manipulação como ameixa, maçã, banana, pera, tangerina, caqui e damasco, podem ser higienizadas em casa, embaladas e consumidas ao longo do dia. Outras opções são as frutas oleaginosas, como castanhas, amêndoa e nozes e também as barras de cereais, dando preferência as que contem baixo valor calórico e maior quantidade de fibras, frutas desidratadas, e biscoitos integrais”. Se for possível, também optar por sucos de caixinhas ao invés de refrigerantes, porém, ela ressalta a importância de avaliar o que irá consumir, “lembre-se de observar o rótulo e evitar aqueles produtos que possuam grandes quantidades de açúcar e conservantes”.
Mudando apenas algumas coisas da rotina e organizando os horários da alimentação podemos manter nosso corpo sadio, “sabemos que uma nutrição adequada é de extrema importância para a qualidade de vida e uma alimentação equilibrada auxilia na prevenção e tratamento de diversas doenças além de cuidar bem do nosso corpo por dentro e por fora”, finaliza a profissional do Hospital e Maternidade São Cristóvão.