Exercícios físicos para combater a queda de cabelo

cabelo

Foto: Corbis

Praticar exercícios físicos regularmente diminui a queda capilar. Pessoas que fazem atividade física costumam ser mais tranqüilas, isso porque, o exercício libera no organismo os mediadores químicos, como a endorfina, que além de trazer a sensação de bem-estar ainda ajuda a relaxar. O estado de relaxamento diminui o estresse psíquico, que é apontado como um dos maiores motivos de quedas capilares encontrado nos consultórios.

Quem faz atividades físicas também se preocupa mais com a alimentação, o que alguma forma colabora com os cabelos já que pessoas que comem mal estão mais propensas a ter alterações metabólicas e até mesmo hormonais, e consequentemente, maior predisposição a determinados tipos de quedas capilares.

Pessoas que praticam atividades físicas possuem uma função respiratória acima da média, o que facilita a oxigenação dos tecidos, inclusive do couro cabeludo e das raízes dos cabelos, melhorando o metabolismo destas estruturas e consequentemente diminuindo a velocidade de queda capilar, até mesmo, naqueles com predisposição genética.

No entanto, é importante não cometer excessos, para não ter o efeito contrário. Quem exagera na prática de exercícios e escolhe uma dieta muito restritiva como hábito alimentar, tem o efeito inverso. Nestes casos, para a manutenção dos músculos quem acaba perdendo são os cabelos já que toda a energia que deveria ser fornecida aos fios a partir da nutrição é desviada para os músculos, levando a um déficit nutricional capilar.

Vida Equilíbrio

Vida Equilíbrio

Quando em excesso, qualquer coisa faz mal. Por isso sempre dizemos que equilíbrio é a palavra chave. Nós, do Vida Equilíbrio, queremos informar a melhor maneira de atingir o equilíbrio entre corpo, mente e alma. Dicas de saúde e bem-estar estão aqui para te ajudar a levar uma vida mais equilibrada e feliz.

Leave a Comment