Exercícios melhoram a condição física e psíquica de pessoas portadoras de necessidades especiais

Praticar esportes e fazer exercícios físicos regularmente são fundamentais para manter o corpo saudável e ter mais qualidade de vida. Isso todo mundo sabe, mas o que muita gente esquece é que mesmo as pessoas que possuem alguma deficiência – seja ela física, auditiva, visual, mental ou múltipla – também precisam se exercitar. O número de brasileiros com algum tipo de deficiência é impreciso, mas estimativas indicam que existam pelo menos 19 milhões de pessoas que fazem parte deste universo. “Os deficientes podem enfrentar algumas dificuldades a mais, mas nada que os impeçam de praticar exercícios e ter uma vida melhor”, ressalta o personal trainer Xande Negão, da academia ViktorGym.

Para os deficientes, os esportes e exercícios físicos são muito mais do que atividades para passar o tempo, é uma forma de mostrar para a sociedade que eles são capazes de fazer inúmeras coisas e ter uma vida normal, respeitando seus limites e alcançando seus objetivos. “Os exercícios permitem que estas pessoas conheçam as suas capacidades, aumentando o otimismo e a confiança em si mesmos. Na hora de escolher a atividade, o ideal é optar pela que pode ser melhor desempenhada, potencializando os resultados”, sugere.

Os exercícios fazem bem para o corpo e para a mente de quem possui alguma necessidade especial e proporcionam melhoras físicas e psicológicas. Além disso, é uma ótima forma de promover a integração social, testar limites e descobrir potencialidades que muitas vezes são subestimadas pelos próprios deficientes. “Cada um tem que buscar uma atividade prazerosa, que se adeque as suas condições e limitações. É imprescindível que haja o acompanhamento de um profissional que esteja apto para dar o apoio apropriado, estimulando o desenvolvimento individual e assegurando a prática saudável, evitando novos acidentes”, aponta Xande.

De acordo com o personal, as atividades físicas melhoram a auto-estima, estimulam a autonomia e independência, motivam a realização de outras atividades, aumentam a capacidade de resolver problemas, reduz a agressividade, contribui para a criação de laços de amizade e de relações sociais em geral e possibilita a passagem por novas experiências. “Eles têm a chance de aprender a lidar melhor com o sucesso e com as frustrações, circunstâncias que acontecem a todo o momento nos esportes. Este aprendizado é importante e pode ser aplicado em outras situações da vida, contribuindo para a superação de etapas”, acrescenta.

Já na parte física, não importam quais sejam as atividades – se são exercícios na academia, esportes amadores ou até profissionais – os benefícios para o corpo são muitos. As atividades aumentam a agilidade, a força muscular, a resistência física, o equilíbrio, a coordenação motora e são benéficas para o organismo como um todo, melhorando os sistemas circulatório, reprodutor, excretor, respiratório e digestório. “Eles também são importantes para prevenir doenças e deficiências secundárias e desenvolver habilidades funcionais e motoras, auxiliando a realização de atividades cotidianas e domésticas”, destaca.

Vida Equilíbrio

Vida Equilíbrio

Quando em excesso, qualquer coisa faz mal. Por isso sempre dizemos que equilíbrio é a palavra chave. Nós, do Vida Equilíbrio, queremos informar a melhor maneira de atingir o equilíbrio entre corpo, mente e alma. Dicas de saúde e bem-estar estão aqui para te ajudar a levar uma vida mais equilibrada e feliz.

Leave a Comment