17 de julho de 2013 | Estilo de Vida

Falta de dinheiro estressa brasileiro

Levantamento inédito realizada pelo Centro Psicológico de Controle do Stress (CPCS) afirma que 17,32% dos brasileiros consideram problemas financeiros como um dos fatores que mais estressam no país

Pesquisa feita pela primeira vez no Brasil, com dados coletados online pelo CPCS, revela dados surpreendentes sobre o nível de stress do brasileiro. Os problemas financeiros estão no topo da lista com 17,32%. Sobrecarga de trabalho para 16,58% e o trabalho em si para 13,52% são outros estressores avaliados pelos entrevistados.

A ideia do estudo surgiu de uma pesquisa conduzida por pesquisadores norte-americanos “Stress in America”, elaborada pela Associação Americana de Psicologia, em agosto de 2012. No Brasil, os dados foram coletados em um período de 45 dias e concluídos em 17 de maio. Para participar era necessário ser brasileiro, maior de 18 anos e viver em qualquer estado do país.

Os objetivos da pesquisa eram conduzir a incidência do estresse no Brasil, a partir da autopercepção dos brasileiros e de como eles lidam com a questão. O dado mais preocupante para a especialista Dr. Marilda Lipp que conduziu o estudo no Brasil é de que 34,26% dos entrevistados vivenciam um stress extremo. Para ela, a incidência do stress excessivo por aqui é bem maior do que a detectada na pesquisa norte-americana.

“Somente 20% assinalaram esse nível no estudo dos Estados Unidos. Na pesquisa brasileira detectamos ainda que 4% dos entrevistados consideram o grau de estresse que vivenciam atualmente como limite, 10 em uma escala de 0 a 10. São estatísticas alarmantes”, afirma Dr. Lipp.

O estudo levantou também as estratégias de enfrentamento que os brasileiros utilizam para lidar com o nível de stress elevado que vivenciam no seu dia a dia. Para a grande maioria, 75,74% dos entrevistados, a conversa com amigos ou familiares é a melhor solução na busca de alívio.

Outro número espantoso é a quantidade de pessoas que já vivenciaram algum tipo de transtorno de origem psicológica. 52,28% dos entrevistados disseram já ter tido um diagnosticado com estresse, 55,60% já sofreram com ansiedade, 23,20% tiveram problemas com depressão e 10,37% tem ou tiveram pânico.

Redação Vida Equilíbrio

 

 

Leia mais em: , ,
Comente!

  •  

Confira
Newsletter

Cadastre-se abaixo e receba os artigos do site em seu e-mail!

Parceiros
Quem Somos | Fale Conosco | Política de Privacidade | Criação de sites
Vida e Equilíbrio | (11) 5539-7227 | Av. Gen. Ataliba Leonel, 93 - Conjunto 94 - 02033-000 - São Paulo (SP) 2nd