Os benefícios do sexo

Não importa a frequência: uma vez por semana ou 10! O corpo já se beneficia!

Coração: transar é um exercício, correto? E exercício faz bem para o coração, não é? É unir o útil ao agradável! Isso resulta em uma proteção cardiovascular. Mas sexo não substitui as atividades físicas: os dois quando aliados podem fazer muito bem!

Dores: o corpo quando em ação produz várias substâncias, entre elas hormônios e neurotransmissores, como a endorfina. Essa molécula é capaz de aliviar sensações dolorosas e é liberada durante o orgasmo. “Ela é o maior analgésico do nosso corpo”, afirma a médica Ruth Clapauch, da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia. E sua ação se prolonga após o ato sexual. Os especialistas estão começando a acreditar que, somada ao trabalho da ocitocina – outro hormônio liberado na hora do gozo -, a endorfina ajuda a aplacar dores crônicas na cabeça e nas juntas.

Chega de estresse: um estudo da Universidade de Paisley, na Escócia, apontou que a atividade sexual mais intensa diminui significamente o estresse! O negócio é apimentar a relação!

Autoestima: uma relação sexual pode fazer maravilhas para a autoestima! O cérebro é o órgão que mais tira vantagem do sexo. É lá que se encontra o terminal do prazer, que quanto mais alimentado mais feliz fica! Quem não gosta de uma bela massagem no ego? Mas este efeito não é causado apenas pelo orgasmo: as preliminares também são importantes!

Menos gordura: não é apenas na academia que podemos queimar calorias. Na cama também é possível! Mas não para dormir… “O esforço de uma atividade sexual equivale, em média, a um trote a 7,5 quilômetros por hora”, calcula o cardiologista José Lazzoli. “Dependendo da intensidade da relação, é possível queimar de 100 a 300 calorias”, contabiliza.

Mais defesa: fazer sexo uma ou duas vezes por semana pode tornar o sistema imunológico mais forte. Quem diz isso é uma pesquisa americana. Eles compararam amostras de saliva de pessoas sexualmente ativas com as de voluntários não muito ativos. Conclusão: quem transava com mais frequência abrigava mais anticorpos. Mas este é um tópico que ainda gera discussões entre os médicos.

Redação Vida Equilíbrio

Vida Equilíbrio

Vida Equilíbrio

Quando em excesso, qualquer coisa faz mal. Por isso sempre dizemos que equilíbrio é a palavra chave. Nós, do Vida Equilíbrio, queremos informar a melhor maneira de atingir o equilíbrio entre corpo, mente e alma. Dicas de saúde e bem-estar estão aqui para te ajudar a levar uma vida mais equilibrada e feliz.

Leave a Comment