Proteína de soja pode contribuir para a diminuição do colesterol

soja

Foto: Corbis

O dia 08 de agosto é o Dia Nacional do Controle do Colesterol, data escolhida pelo governo brasileiro para alertar a população sobre a necessidade de ações preventivas contra o colesterol elevado e para promover hábitos saudáveis que colaborem para a saúde do coração.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (WHO), somente em 2005, as doenças cardiovasculares foram responsáveis por 17.5 milhões de óbitos em todo o globo, representando 30% do número total de mortes no mundo. No Brasil, segundo o Estudo Longitudinal de Saúde do Adulto (ELSA Brasil), entre as doenças crônicas, as cardiovasculares são responsáveis pelos maiores gastos (22%) com atenção médica no Sistema Único de Saúde (SUS).

Sem dúvidas, uma dieta saudável, com baixos níveis de gordura saturada e colesterol, é o primeiro passo para o controle do colesterol e para a prevenção de riscos de doenças cardiovasculares. A inclusão de alimentos nutritivos na dieta, como a soja, pode colaborar para a prevenção de riscos de doenças do coração.

“A proteína de soja é uma proteína de alta qualidade, que contém aminoácidos indispensáveis para o corpo. É uma proteína vegetal que garante nutrientes essenciais e tem muitos outros efeitos benéficos para a saúde humana”, destaca Ratna Mukherjea, PhD, Líder de Ciências Clínicas da Solae. “Diversos estudos demonstraram que a ingestão de soja pode ser associada com a baixa incidência de algumas doenças crônicas, principalmente as doenças do coração”, ressalta.

Estas descobertas resultaram na aprovação da alegação de saúde da proteína de soja e doença cardiovascular pelo FDA (Food & Drug Administration), agência regulatória americana, em 1999. A alegação de saúde aprovada pelo FDA declara o consumo diário de 25 gramas de proteína de soja para a redução dos níveis de colesterol e riscos de doença cardiovascular. Em 2005, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) validou a alegação de saúde que diz que 25 gramas de proteína de soja ao dia podem ajudar a reduzir o colesterol. Além dos EUA e Brasil, 10 outros países têm alegações de saúde aprovadas para a proteína de soja. O consumo da soja deve ser associado a uma dieta balanceada e hábitos saudáveis de vida.

Alimentos à base de soja podem facilmente ser incorporados a uma dieta saudável, como, por exemplo, barras de cereais, bebidas, hambúrguer vegetariano, biscoitos e cereais, possibilitando uma alimentação saudável, com baixo colesterol e gordura para os consumidores.

Vida Equilíbrio

Vida Equilíbrio

Quando em excesso, qualquer coisa faz mal. Por isso sempre dizemos que equilíbrio é a palavra chave. Nós, do Vida Equilíbrio, queremos informar a melhor maneira de atingir o equilíbrio entre corpo, mente e alma. Dicas de saúde e bem-estar estão aqui para te ajudar a levar uma vida mais equilibrada e feliz.

Leave a Comment