Suplementação natural é aliada na perda de peso

balança

Foto: Corbis

Parece que existe uma fase da dieta em que nada mais faz efeito e nem mesmo os exercícios físicos conseguem queimar os quilinhos indesejados que ainda restaram. Isso pode estar ligado a algum tipo de desequilíbrio na ingestão energética, ou seja, o consumo de grupos alimentares não é o adequado e o organismo acaba utilizando os nutrientes para se abastecer de energia calórica. Assim, o emagrecimento deixa de ser considerado saudável e a gordura retida no organismo é “reservada” para seu funcionamento. Nesses casos, uma boa dica para quem quer emagrecer de maneira natural e saudável, sem recorrer a fórmulas milagrosas e medicamentos controlados, é investir na suplementação alimentar.

No Brasil, somente em 2009, a Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa) divulgou que foram vendidos mais de três milhões de toneladas de medicamentos inibidores de apetite, como sibutramina e derivados anfetamínicos, que podem causar efeitos colaterais, disfunções orgânicas e dependência psicológica. Nesse sentido, os chamados nutracêuticos, ou seja, aqueles suplementos produzidos com base em produtos herbais e nutrientes isolados, são muito mais seguros e possuem a vantagem de poder ser utilizados por tempo indeterminado, sem causar dependência. Sua indicação envolve benefícios como aumento do gasto energético, modulação do metabolismo de carboidratos, estímulo à saciedade, efeito diurético e, ainda, aumento na oxidação e diminuição da absorção de gordura.

Ao contrário do medicamento de venda controlada, os suplementos naturais encapsulados funcionam como coadjuvantes da dieta e dos exercícios, geralmente indicados por um profissional de nutrição para garantir a complementação das necessidades nutricionais de cada indivíduo. A nutricionista funcional Ariane Pereira, coordenadora do setor de pesquisa e desenvolvimento da Naturalis Nutrição & Farma, em São Paulo, afirma que existe hoje no mercado uma infinidade de produtos que funcionam muito bem como auxiliares na queima de gordura e controle da obesidade:

– Alguns suplementos atuam como auxiliares da dieta, já que é difícil que o indivíduo consuma diariamente a quantidade de nutrientes necessária, especialmente quando se dedica a dietas de redução de peso muito restritivas. Nesses casos, a falta de algumas vitaminas e mninerais acaba prejudicando inclusive o emagrecimento em si, já que o gasto calórico depende dos nutrientes consumidos diariamente.

Ainda de acordo com Ariane, quando utilizado sob prescrição médica, a suplementação natural funciona como um excelente complemento da alimentação, já que repõe as deficiências nutricionais do organismo, e ainda pode agir na queima de gordura localizada. “Existem alguns suplementos que possuem componentes associados a uma resposta anti-inflamatória de baixa intensidade, ou seja, atuam na redução do acúmulo de gordura abdominal, por exemplo”, explica.

Vida Equilíbrio

Vida Equilíbrio

Quando em excesso, qualquer coisa faz mal. Por isso sempre dizemos que equilíbrio é a palavra chave. Nós, do Vida Equilíbrio, queremos informar a melhor maneira de atingir o equilíbrio entre corpo, mente e alma. Dicas de saúde e bem-estar estão aqui para te ajudar a levar uma vida mais equilibrada e feliz.

Leave a Comment