Yoga Integral para diferentes perfis de mulher

Cada pessoa busca a prática de Yoga com um objetivo. Algumas para trabalhar o corpo, outras para aquietar a mente.

Mulher Mentalmente Agitada


O que define uma mulher mentalmente agitada é a quantidade de compromissos que assume no dia a dia, com obrigações de trabalho que geralmente exige dela muito discernimento nas escolhas.
A maioria delas são líderes e estão na frente de grandes empresas, passam boa parte do tempo estudando, analisando, buscando insigths e criando. Administra a própria vida e muitas coisas a sua volta, depende de suas decisões, o que a faz dela uma verdadeira guerreira.
E para tirar um pouco o foco do mental e ajudar a tranquilizar a mente agitada, a postura da variação Virabhadrasana, ou Postura do Guerreiro em português, é perfeita.
Vai ajudá-la a ter foco, discernimento, trazer atenção para o corpo, fortalecendo o mesmo, ajudar a diminuir os pensamentos e aumentar a força interna fazendo com que os desafios possam ser encarados com mais leveza.
Como Fazer:
Comece com a perna direita dobrada na frente.
Observe o alinhamento da perna, o joelho deve ser alinhado com o tornozelo.
Quando sentir- se firme, levante a parte posterior do corpo pegando as duas mãos acima da cabeça.
Abra o peito e traga o olhar para cima. Comece mantendo a postura de cada lado por um minuto e vá aumentando com o tempo. Se conseguir faça entre 3 a 10 minutos e sentirá a força, leveza e a mudança energética no corpo que a postura promove.

Mulher Preguiçosa
Para aquelas que querem fazer algo mas não tem muita disposição para fazer esforço, a postura escolhida foi Uttanasana.
Não se assuste com o alongamento, você deve respeitar seus próprios limites, vá até onde seu corpo sente confortável.
Como fazer:
Abaixe a cabeça e solte os braços, deixando a cabeça pesada e respire bem devagar.
Mantenha por um minuto e vá aumentando com o tempo, se conseguir manter entre 5 a 10 minutos pode obter melhor resultado. Quando for sair da postura, desenrole a coluna bem devagar.
Esta postura trabalha todo o corpo, alonga todos os tendões da perna, aumenta a flexibilidade e a força das pernas e coluna.

Mulher Esportista


Para aquelas que já gostam de fazer atividade física, como correr, andar de bicicleta, fazer academia ou que já praticam algum esporte específico.
O foco do ásana é ajudar a trabalhar o alongamento, já que muitas vezes a atividade física deixa o músculo mais forte e um pouco rígido.
A Eka Pada Rajakapotasana ou Postura do Pombo alonga toda a musculatura do corpo, deixando a musculatura mais flexível e relaxada.
Como fazer:
Comece dobrando a perna direita a frente do corpo, deixe a perna de trás alongada. Respire profundamente e abra o peito.
Em seguida dobre a perna de trás e pegue o pé de trás, o esquerdo com a mão esquerda, alongando a musculatura das pernas e virilha, ao mesmo tempo vá permitir uma abertura dos ombros e trabalhar a região da lombar.
Para quem tem problemas e dores na coluna e lombar evite a postura ou faça no seu ritmo. Comece praticando um minuto e aumente de acordo com o seu limite. Vai sentir o alongamento forte na musculatura das pernas e costas.

Mulher Mãe


Pensando na mulher que cuida dos filhos, da casa, do marido, do trabalho e muitas vezes esquece dela mesmo, pois quando vai ver as outras atividades já tomaram muito do seu tempo e pouco sobra pra ela.
A postura aqui é Adho Mukha Svanasana ou postura do Cachorro, que vai ajudar a mulher a trazer a atenção para si mesma, olhando o corpo através do alongamento.
A postura trabalha o corpo inteiro, desde abdomen, força de braço, perna e coluna.
Ajuda a aliviar as dores na lombar para aquelas mães que ainda tem bebês de colo ou que tiveram problemas na postura durante a gestação. Vai alinhar o corpo novamente, trazendo de volta a postura anterior a gravidez.
Ajuda na consciência, foco, concentração e consequentemente melhora a auto estima, dando estímulo e energia.
Como fazer: Comece apoiando as mãos e joelhos no chão na postura de quatro apoios. Em seguida alongue a perna e os braços, controlando o peso do seu corpo , alongando as pernas de maneira que o peso não fique só nos braços ou só nas pernas. O olhar focado no umbigo trabalhando a abertura da região dos ombros. Para quem não conseguir colocar o calcanhar no chão, não há problema, mantenha a postura assim mesmo e com o tempo o alongamento melhora. No início é difícil manter por muito tempo, é uma postura que trabalha todo o corpo e exige certa força e resistência, faça no seu limite e tente ir aumentando o tempo gradativamente.

Redação Vida Equilíbrio

Tags:,
Vida Equilíbrio

Vida Equilíbrio

Quando em excesso, qualquer coisa faz mal. Por isso sempre dizemos que equilíbrio é a palavra chave. Nós, do Vida Equilíbrio, queremos informar a melhor maneira de atingir o equilíbrio entre corpo, mente e alma. Dicas de saúde e bem-estar estão aqui para te ajudar a levar uma vida mais equilibrada e feliz.

Leave a Comment