19 de julho de 2012 | Lazer & Bem-Estar

Saúde no inverno

Manter uma rotina de exercícios e escolher alimentos saudáveis ajuda a preservar a saúde mesmo quando as temperaturas baixam

inverno

Foto: Corbis

O inverno é uma época deliciosa para comer. Nessa estação, abusamos de chocolates, fondues, sopas, feijoadas, massas, bolos, vinhos e etc., – a lista de tentações é imensa. Além disso, parece que a queda das temperaturas aumenta nossa preguiça de praticar atividades físicas e nossa vontade de ficar em casa.

Mas esse aumento na vontade de comer não acontece sem motivo. “O fato de sentirmos vontade de ingerir alimentos mais fortes e gordurosos é uma necessidade do corpo para permanecer aquecido”, explica o médico cardiologista Américo Tângari Junior, do Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo. Para ele, o frio, acompanhado de algumas alterações no organismo, como gripes e resfriados, coopera para afastar as pessoas das academias e parques.

No entanto, é necessário lembrar que a pessoa deve continuar com frequência, o volume e a intensidade da atividade física de seu costume, não a alterando durante o inverno. Isso significa que você deve continuar praticando seus exercícios habituais (de preferência, de três a cinco vezes por semana, com duração entre trinta minutos e uma hora.

“Os benefícios da atividade física durante o período mais frio do ano não são diferentes dos benefícios da prática durante as outras estações. O que ocorre é que, como a ingestão calórica aumenta bastante, as pessoas tendem a engordar”, afirma o doutor, que ainda alerta para um aumento no período de aquecimento – que deve durar cerca de vinte minutos –, além do alongamento, para prevenir contrações musculares, mais comuns nessa época do ano, uso de roupas leves, mas que aqueçam o praticante, e a ingestão constante de água, fundamental em qualquer época do ano, mas ainda mais importante no inverno, em que o tempo é bastante seco.

“É necessário mudar esse pensamento de que atividade física só se pratica no verão”, acrescenta o Dr. Américo Tângari Junior. Para ele, é importante ter em mente que a prática regular de exercícios aumenta a resistência do nosso corpo, melhora o sono e o bem estar e nos mantêm em boa forma – algo muito mais difícil de se obter com o excesso de comidas gordurosas (e deliciosas) que consumimos nos períodos mais frios.

Leia mais em: , , ,
Comente!

  •  

Confira
Newsletter

Cadastre-se abaixo e receba os artigos do site em seu e-mail!

Últimas atualizações
Quem Somos | Fale Conosco | Política de Privacidade | Criação de sites
Vida e Equilíbrio | (11) 5539-7227 | Av. Gen. Ataliba Leonel, 93 - Conjunto 94 - 02033-000 - São Paulo (SP) 2nd